Leandro – Um “playboy” com enorme potencial

Leandro Machado Nascimento nasceu a 22 de Março de 1976 em Santo Amaro da Imperatriz – Brasil. Começou nas camadas jovens do Avaí e deu nas vistas nos seniores do Internacional de Porto Alegre, chegando às seleções brasileiras (incluindo a principal, onde alinhou 4 vezes e marcou 1 golo).

Em 1996 chegou a Valência onde mostrou qualidades mas uma conduta extra-desportiva um pouco inadequada para um profissional de futebol. Ainda assim o Sporting “resgatou-o” por cerca de 1 milhão de contos no Verão de 1997.

Estreou-se oficialmente em Jerusalém, frente ao Beitar, no 1º jogo do Sporting para a Liga dos Campeões (pré-eliminatória). 14 dias depois marcou pela 1ª vez (bisou) pelo clube, frente ao mesmo adversário, ficando para sempre como o autor do 1º golo dos leões na História da competição.

Nessa 1ª temporada, verdadeiramente tumultuosa, na qual os leões tiveram 4 treinadores (Octávio Machado, Francisco Vital, Vicente Cantatore e Carlos Manuel), mostrou enormes potencialidades mas alguma fragilidade psicológica. Foi dos mais utilizados da equipa (38 presenças) e o seu melhor marcador (15 golos). Na memória, entre outras incidências, ficaram um golo fantástico de calcanhar frente ao Varzim para a Taça de Portugal e 3 golos no Restelo (triunfo por 4-0) após uma semana em que, constou, teve problemas disciplinares.

Na temporada seguinte, sob o comando de Mirko Jozic (com quem teve problemas), acabou por sair ainda na fase inicial numa altura em que era a principal figura do ataque sportinguista… Marcou o último golo em Bolonha para a Taça UEFA, a 29 de Setembro de 1998 (derrota por 2-1). Jogou pela última vez a 7 de Novembro em Guimarães (1-1).

Esteve um total de duas épocas (com rigor, uma época e alguns meses…) no Sporting, clube ao serviço do qual realizou 48 jogos oficiais e marcou 18 golos. Apesar do seu pouco tempo de verde e branco vestido conseguiu notabilizar-se. Era, de facto, um futebolista com muita técnica, classe e engodo pela baliza, mas, a par disso, sempre foram noticiados problemas psicológicos e disciplinares…

Andou depois emprestado pelo Tenerife e Flamengo (que acabou por adquirir o seu passe). Aí voltou a ter problemas disciplinares, transitando para o Dinamo Kiev (onde foi campeão). Regressou depois a Portugal (ao Santa Clara) mas já numa fase descendente da carreira. Ainda assim jogou depois no México, Paraguai, Coreia do Sul e Brasil, países onde conquistou vários títulos.

Em 2008 (apesar de contar apenas 32 anos) decidiu pôr um ponto final na carreira devido às lesões constantes. No final ficou a ideia de que, com outra atitude perante a sua vida profissional, Leandro poderia ter-se “imortalizado” neste desporto, apesar de que dele ficaram, mesmo assim, excelentes recordações.

GOLOS de LEANDRO no SPORTING
ÉPOCA LC TU CN TP TOTAL
1997/98 4 10 1 15
1998/99 1 2 0 3
Total 4 1 12 1 18

Post to Twitter

1 Comment

  1. Craque!!!

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.