Basquetebol – Sporting-79 Ovarense-71 – 2ª conquista consecutiva da Taça Hugo dos Santos

15 de Janeiro de 2023. No Pavilhão Multiusos de Gondomar a equipa de Basquetebol do Sporting conquistou, este domingo, a Taça Hugo dos Santos ao bater a AD Ovarense por 71-79 (na meia-final, no dia anterior, o Sporting derrotara o FC Porto por 97-84).

Foi a 2ª vez – e consecutiva – que o emblema de Alvalade amealhou a Taça Hugo dos Santos, sendo também o 2º troféu conquistado em 2022/2023 para o conjunto de Pedro Nuno Monteiro (depois da Supertaça).

O 1º quarto foi de grande nível para o Sporting CP, que entrou com tudo e demonstrou desde bem cedo a intenção de vencer. Joshua Patton abriu o marcador e Travante Williams, a seguir, aumentou a vantagem para 0-5 com um lançamento triplo. Joshua Patton acabou por ser a grande figura do período inicial, apontando 14 pontos em 10 minutos. Na defesa, o poste também estava muito bem e somou um total de 5 desarmes de lançamento. Isaiah Armwood também esteve em evidência, assim como Marcus LoVett Jr. da linha dos 3 pontos, e a AD Ovarense não teve qualquer hipótese.

Com grande superioridade, o Sporting CP chegou ao 18-2 e, a partir daí, foi aumentando a vantagem até aos 35-14.

A AD Ovarense apareceu melhor no 2º quarto, principalmente a nível defensivo, e conseguiu abrandar o ataque verde e branco. Ainda assim, Diogo Ventura, Marcus LoVett Jr., Travante Williams e Isaiah Armwood pontuaram, com Diogo Araújo a acertar um triplo em cima da buzina para o 47-30 ao intervalo.

O regresso para a 2ª parte fez-se com um Sporting CP forte, estável e tranquilo. Marcus LoVett Jr. e Travante Williams continuaram bem e Joshua Patton voltou a aparecer no jogo interior. António Monteiro faturou dos 3 pontos e a AD Ovarense, apesar da boa réplica, não foi capaz de se superiorizar ao Sporting CP, que aumentou a diferença para os 20 pontos (67-47) no final do 3º quarto.

O período final até começou bem, com António Monteiro a conseguir uma jogada de 3+1, mas a AD Ovarense começou a aproximar-se até chegar aos sete pontos de diferença no 76-69. Aí, voltou a aparecer António Monteiro com um lançamento triplo que fez o 79-69 que acabou com as dúvidas. A AD Ovarense ainda conseguiu mais um lançamento certeiro e o resultado ficou fechado nos 79-71.

Com 18 pontos, 9 ressaltos e 6 desarmes de lançamento, Joshua Patton esteve em grande evidência, assim como Marcus LoVett Jr. (16 pontos), António Monteiro (15 pontos) e Isaiah Armwood (11 pontos e 7 ressaltos).

A Taça Hugo dos Santos de 2022/2023 foi o 8º troféu pelo Basquetebol masculino do Sporting CP desde o regresso da equipa ao ativo em 2019.

A equipa: Travante Williams (8), Ricardo Monteiro, Gil Jardim, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (8), António Monteiro (15), João Fernandes, Diogo Araújo (3), André Cruz, Joshua Patton (18), Isaiah Armwood (11) e Marcus LoVett Jr. (16).

Post to Twitter

Deixe o seu comentário