2001 – Campeões Nacionais de Ténis de Mesa com o prodígio João Pedro Monteiro

25 de Março de 2001. Neste dia o Sporting sagrou-se Campeão Nacional pela 26ª vez em 57 edições da prova com uma vitória por 4-3 na Amadora frente ao Estrela. 5 anos depois, Chen Shi-Chao regressara ao Ténis de Mesa do Sporting, enquanto Pedro Miguel deixara de vez a modalidade enquanto praticante, ficando na equipa técnica em colaboração com o chinês, que viu os leões contratarem o seu compatriota Wang Shi-Bo.

A final do Campeonato foi ganha com grande espírito de sacrifício e sofrimento frente um adversário dificílimo e perante um numeroso público. O prof. Moniz Pereira não faltou a esta decisão: “Foram duas grande equipas, dignas uma da outra que propiciaram 2 encontros de grande equilíbrio. Foi do melhor Ténis de Mesa que tenho visto em Portugal.”

O treinador adjunto Pedro Miguel afirmou: “Sou um homem muito, mas mesmo muito feliz. Cada vez sinto mais orgulho por ter praticado uma modalidade tão bonita como esta. Qualquer dos 3 jogos deste play-off foi um grande espetáculo. Esta vitória foi dos nossos atletas, muito ambiciosos e com grande caráter. Parabéns à equipa e ao treinador Chen pelo magnífico trabalho desenvolvido ao longo da época.”

O “menino de ouro”, João Pedro Monteiro, foi a grande figura da equipa nesta conquista. No 2º set do confronto com Ricardo Oliveira (que pouco tempo depois rumaria a Alvalade para muitos anos de verde e branco), recuperou de 12-18 para 21-19, impedindo assim que o título fosse para a Amadora. Apesar dos seus 17 anos era já considerado o melhor mesatenista português de sempre: “Não podia desistir da recuperação para não defraudar este maravilhoso público que nunca deixou de apoiar e incentivar. No desempate entrei cheio de garra e genica (venceu por 21-14). Somos campeões com todo o mérito e é gratificante viver este momento”. O capitão Tiago Rocha também estava “doido” de alegria: “No global fomos os melhores. Parabéns ao João Pedro, o principal artífice deste título”.

Tiago Rocha, Wang Shi-Bo e João Pedro Monteiro foram os protagonistas de mais esta glória para o Ténis de Mesa do Sporting.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.