Natação – Bicampeãs nacionais!

7 de Abril de 2023. A equipa feminina de Natação do Sporting CPconquistou o título de Campeã Nacional por equipas pelo 2º ano consecutivo.

A consagração aconteceu nas Piscinas do Jamor, com a formação verde e branca a somar um total de 683 pontos, mais 9 do que o 2º classificado, o SL Benfica, naquele que foi o 8º título nacional coletivo das leoas, que, curiosamente, só triunfaram na prova de 4 x 100m estilos.

Anna Fomina, Carolina Viana, Erica Reis, Francisca Mesquita, Leonor Catalão, Madalena Cerdeira, Mafalda Pinto, Margarida Nunes, Mariana Mendes, Rita Friscknecht foram as Campeãs!

Rita Frischknecht, nadadora Leonina, falou aos meios de comunicação do Clube sobre mais uma conquista colectiva: “Somos uma equipa bastante jovem e a influência que temos dos rapazes, que durante 9 anos foram vencedores deste Campeonato, fez-nos querer muito ter aquilo que eles tiveram. Ver essa alegria de termos os 2 títulos juntos deu-nos muita vontade de repetir, mas infelizmente este ano não foi possível. Demos tudo por tudo, foi um Campeonato muito difícil e por vezes foi muito complicado manter todas focadas, especialmente as mais jovens. Mas não perderem o ânimo e não se exaltarem demasiado foi muito importante para termos vencido no fim (…) O título que queremos mais é sempre o próximo. Temos sempre de esperar essa competição nos próximos anos, vamos estar cada vez mais experientes, mas temos sempre de ambicionar ganhar (…) Escolhi o Sporting CP porque achava que seria a equipa que me iria receber da melhor maneira, e foi o que aconteceu. Numa equipa toda mais jovem do que eu, aprendo com elas e espero que elas também aprendam comigo. É uma equipa que estimo muito. Pelo nome que o Clube tem, é sempre atraente nadar no Sporting CP”.

Quanto à equipa masculina, foi vice-campeã nacional com um total de 682 pontos, no dia que marcou a despedida das piscinas de Alexis Santos. O nadador, que pelo Sporting CP somou 136 títulos e participou com sucesso em Campeonatos da Europa, do Mundo e em Jogos Olímpicos, fechou a carreira a ganhar a prova de 50 metros bruços, com o tempo de 28,45s Alexis Santos, que contribuiu de maneira decisiva para 9 títulos nacionais consecutivos conquistados pelo Sporting CP, fechou a carreira com a sensação de dever plenamente cumprido: “Foi uma carreira que me deixou bastante orgulhoso, alcancei quase todos os grandes objetivos. Consegui uma medalha num Europeu, fui a finais em Mundiais, estive em 2 Jogos Olímpicos e numa meia-final que não era alcançada há 30 anos pela Natação portuguesa. Tenho de agradecer ao Sporting CP, aos meus treinadores e à minha família. Numa modalidade muito exigente, comecei a treinar forte com 15 ou 16 anos e tenho de agradecer a todos eles (…) São 9 títulos de Campeão Nacional, mas se não fosse a COVID-19 podiam ter sido 11. Estou muito orgulhoso do que alcançámos, estavam aqui nas bancadas atletas que nadaram comigo no 1º título, mas a equipa fica muito bem entregue. Tem bastantes jovens promissores e por isso posso reformar-me em paz”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.