1922 – O Jornal do Sporting

31 de Março de 1922. Neste dia saiu a público o 1º número do Boletim (assim se chamava na altura) do Sporting Clube Portugal. O principal responsável por tal desiderato foi Júlio de Araújo, que no café Martinho incentivou José Serrano e Alberto Mendes Leal a fazerem um jornal para confrontar a imprensa de Lisboa desse tempo, que se mostrava claramente favorável ao Benfica, e mais que isso, hostil ao Sporting.

Os homens que estiveram na base do Boletim do Sporting moviam-se contra aquilo que consideravam como sucessivas crónicas e artigos injustos, que tinham como único objetivo denegrir a imagem do clube verde e branco. O Boletim surgiu como publicação quinzenal. Além da tiragem normal existia outra, considerada de luxo, em papel “couché”, pela qual os assinantes interessados pagavam 8$ por semestre. Este meio de comunicação sportinguista ganhou grande importância entre os sócios leoninos. Em 1924, por exemplo, quando esteve suspenso pelo facto da direção considerar a sua feitura demasiado cara, mereceu enormes apelos de sócios e dirigentes para que voltasse a existir.

O Boletim criou uma escola de valores no Sporting, ajudou cimentar a paixão pelo clube, transmitindo também variadíssimos ensinamentos a todos os níveis da prática desportiva. A publicação acabou por beneficiar do facto de não ser elaborado por jornalistas profissionais. As suas crónicas sobre provas desportivas, os seus artigos de opinião, as suas histórias e testemunhos eram feitos pelos próprios desportistas ou por alguém muito perto deles. A título exemplificativo, poder-se-à dizer que a apreciação a um determinado jogo de futebol e a análise ao comportamento dos futebolistas era, não raras vezes, feita pelo próprio treinador. E como é curioso analisar o tom crítico dessas prosas…

O Jornal do Sporting permanece até aos nossos dias. Ao longo dos anos muitos diretores, jornalistas e colaboradores têm passado pela publicação. A evolução é algo de natural e o jornal leonino procura fazê-la permanentemente. Hoje em dia o Jornal Sporting é a publicação ideal para quem pretende conhecer todas as incidências do clube, semana após semana. O Sporting Canal faz votos para que continue por muitos e bons anos. Afinal, não é à toa que se chega ao estatuto de jornal de clube mais antigo do Mundo!

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.