Hedi de Sá – Uma atleta “revolucionária”

Nasceu em Hamburgo – Alemanha. Filha de pai português e mãe alemã viveu na adolescência vários anos em Antuérpia, na Bélgica, onde começou a praticar e disputar provas de Atletismo. Fixou residência em Portugal em 1943 tratando logo de indagar onde se praticava a sua modalidade favorita. Alguém lhe indicou o Sporting, e às instalações leoninas se dirigiu. Ficou então surpreendida com o questionário que lhe apresentaram para responder – excessivamente “naif” na sua opinião, mas rapidamente começou a correr.

Logo criou à sua volta um ambiente de grande curiosidade com a sua figurinha gentil de muita graça feminina e um louro de nórdica no cabelo. “Será Portuguesa?”, interrogavam-se aqueles que a viam mas não a conheciam.

Estreou-se em provas oficiais em 1945 tornando-se desde logo pioneira no nosso Atletismo feminino. Foi ela a 1ª portuguesa a saltar ao estilo de “rolamento californiano” e a empregar 3 passos entre as barreiras. Em finais de Julho ajudou o Sporting a vencer o 1º título nacional feminino da sua História ao triunfar nos 60 (8,5s), 150 (21s), 3X60 metros (24,9s, com Olga Ribeiro e Deolinda Meson) e salto em altura (1m30cm).

Na temporada seguinte foi ainda maior o seu esplendor. Nos Regionais bateu o recorde nacional dos 80 metros barreiras com 14,2s, ganhando ainda os saltos em altura e comprimento. Nos Campeonatos Nacionais alcançou novos recordes de Portugal nos 80 metros barreiras (13,9s) e salto em comprimento (4m69,5cm), vencendo ainda o salto em altura. O Sporting sagrou-se bi-campeão.

A sua categoria era evidente. A sua superioridade em termos técnicos perante as principais adversárias era indiscutível. Notava-se que tinha “escola” e que por isso estava à frente de todas as outras atletas. Em 1947 voltou a vencer quase todas as provas onde entrou – 60, 150 metros e salto em altura nos Regionais e Nacionais, 80 metros barreiras nos Nacionais, contribuindo decisivamente para o tri-campeonato leonino.

Após 3 anos de verdadeira glória que fizeram dela a maior figura de sempre do Atletismo nacional (até à altura) abandonou a modalidade!

Verdadeira desportista, também fazia Ginástica Rítmica no Ginásio Clube Português e adorava nadar. Dizia que a Mulher podia e devia fazer desporto, mas sem exageros.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.