1927 – 3º título nacional de Polo Aquático e outras proezas náuticas

23 de Outubro de 1927. Nesta temporada o Sporting esteve brilhante no Polo Aquático, ao conquistar o seu 3º título nacional (que acrescentou ao Regional). Na partida decisiva para atribuição do Campeonato de Portugal defrontaram-se na doca de Alcântara o Sporting e o Club Nun`Álvares, do Porto.

Em ambos os tempos de jogo houve da parte do Sporting um acentuado domínio, tendo-se chegado ao descanso com 2-0 (ambos os golos de Carlos Sousa). No 2º tempo o mesmo jogador fez mais 2 golos e Torok 1. No final os leões venceram por 5-0 sagrando-se Campeões Nacionais de “water-polo”, nome mais utilizado na época para referir a modalidade em questão.

Os heróis leoninos foram Coelho da Costa, Francisco Leote, Afonso Cortez, António Soares, António Silva, Carlos Sousa, Esteban Torok, Mário Garcia, Ganda, António Gomes, Ayala dos Prazeres e Oliveira Duarte.

Legenda da foto (da esquerda para a direita): Afonso Cortez, Coelho da Costa, Carlos Sousa, António Soares, António Gomes, Ayala dos Prazeres e Oliveira Duarte.

Ainda nos desportos aquáticos, a equipa sportinguista voltou a estar em grande plano nos regionais de Natação. Estela de Carvalho venceu 3 provas (100m livres, 100m costas e 200m bruços) enquanto Esteban Torok (100m costas) e Carlos Sousa (100m livres) prevaleceram nas suas competições. Em estafetas, a equipa composta por António Espadinha, Carlos Sousa, Eduardo Santos e Amadeu Felício também logrou a vitória.

A mesma equipa, sem Amadeu Felício mas com Fernando Felício e Esteban Torok, triunfou na prestigiada Taça Zambézia.

Afonso Cortez venceu a 10ª Travessia do Tejo a nado organizada pelo Ginásio Clube Português. Em 2º lugar ficou Estela de Carvalho!

Post to Twitter

Deixe o seu comentário