1928 – Campeões Regionais de Futebol pela 6ª vez

8 de Abril de 1928. Neste dia o Sporting conseguiu o seu 6º título de Lisboa em Futebol numa finalíssima disputada frente ao Benfica, pois as equipas tinham terminado a prova com os mesmos pontos.

A equipa leonina, orientada por Francisco Serra e Moura, era já considerada pelos mais atentos como sendo superior, o que se veio a confirmar perante uma numerosa assistência. O Sporting jogou com: Cipriano; António Penafiel e Jorge Vieira; Martinho de Oliveira, Serra e Moura e Matias; João Francisco, Abrantes Mendes, Jurado, Cervantes e José Manuel Martins.

Apesar de o Benfica ostentar algum domínio territorial no decorrer do 1º tempo, a equipa sportinguista esteve muito segura na defesa, e as suas valiosíssimas unidades da frente de ataque conseguiram fazer estragos. A certa altura Cervantes apoderou-se da bola, passou-a (por cima da cabeça de Simões) a José Manuel Martins, e este, internando-se no terreno, desferiu um belo remate enviesado ao ângulo inferior da baliza vermelha, sem qualquer hipótese de defesa para Jacinto.

Antes do intervalo os benfiquistas ainda esboçaram uma reação, mas a trave, e um belo golpe de rins de Cipriano inutilizaram as duas boas oportunidades que tiveram para marcar.

Para a 2ª parte os verde e brancos entraram a dominar, e logo à passagem dos 10 minutos Serra e Moura fez um ótimo passe a Abrantes Mendes que assistiu com “açúcar” Cervantes, que não falhou a emenda à boca da baliza aumentando a contagem.

Decorriam pouco mais de 20 minutos deste período complementar quando Abrantes Mendes fez um golo anulado pelo árbitro, alegando que antes existira falta para penalty. Na respetiva conversão José Manuel Martins atirou ao lado… Quando o resultado parecia feito, pouco antes do fim, Abrantes Mendes, muito perto da linha de golo, conseguiu fazer o 3-0 final.

Segundo o jornal “Os Sports”: “Cipriano, pela enorme segurança patenteada, foi o melhor entre os leões, numa equipa em que quase todos estiveram em bom nível, descontando António Penafiel e Jurado, uns furos abaixo do que podem e costumam fazer”.

De realçar ainda que, ao contrário do habitual, os jogadores do Sporting não fizeram qualquer estágio antes deste jogo decisivo, talvez por a direção da equipa estar entregue ao futebolista Serra e Moura!

Na foto, a equipa base neste título Regional (de cima para baixo e da esquerda para a direita): Cipriano, António Penafiel, Cervantes, Alfredo Sousa, Serra e Moura, Matias e Jorge Vieira; José Manuel Martins, Abrantes Mendes, Martinho de Oliveira e Abelhinha.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.