Mirko Jozic – O maior contraste entre qualidade e resultados de que há memória em Alvalade…

Nasceu a 8 de Abril de 1940 em Trilj – Croácia (antiga Jugoslávia). Como futebolista destacou-se no Hajduk Split e Osijek, mas foi como treinador (carreira que iniciou muito cedo devido a uma lesão enquanto futebolista) que se deu a conhecer ao mundo.

Começou pelo Junak (com sucesso – subindo à 2ª divisão), passando depois uma longa temporada nas camadas jovens da Jugoslávia, onde atingiu o ponto mais alto com a conquista do Mundial de Juniores de 1987 realizado no Chile – com jogadores como Boban, Prosinecki ou Suker. Os chilenos não mais o esqueceram, e com o início dos conflitos na ex-Jugoslávia foi contratado para uma das maiores equipas do país – o Colo-Colo, numa 1ª fase como coordenador de todas as camadas jovens, mas rapidamente como técnico principal, onde teve enorme sucesso com inúmeras conquistas. Em 1994 chegou a diretor técnico da seleção chilena. Esteve depois no Club América (México), Hajduk Split, Al-Hilal (Arábia Saudita) e Newell`s Old Boys (Argentina).

No Verão de 1998 a direção liderada por José Roquette contratou-o, sobretudo pelo seu excelente currículo no trabalho com jovens. O seu conhecimento do mercado sul americano fez chegar a Alvalade homens como Quiroga, Duscher, Kmet,  Heinze e Acosta. Para além disso, apostou em elementos como Delfim (a revelação da época) ou Simão (que saiu no final para Barcelona), que atingiram uma bitola nunca antes vista.

Colocou a equipa a jogar um grande futebol, com muita qualidade, mas foi completamente atraiçoado por uma conjuntura extremamente prejudicial ao clube no que diz respeito às arbitragens, que, nessa temporada, atingiram o ponto mais alto de incompetência (para usar o termo mais brando) de que há memória. No final da época acabou por sair (o que para muitos foi um grande erro – embora na temporada seguinte o Sporting se tenha sagrado Campeão – para muitos, também, ainda com o “dedo” do croata).

Passou depois pela seleção da Croácia (primeiro nas Esperanças e depois na A – que levou ao Mundial 2002). A partir de 2006 passou a Diretor Desportivo e responsável pelas camadas jovens do Dinamo Zagreb.

MIRKO JOZIC como TREINADOR do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS %
1998/99 37 17 12 8 67 39 62,2%

Post to Twitter

Deixe o seu comentário