Salazar Carreira abandona o Desporto de competição

9 de Abril de 1937. Neste dia surgiu no jornal “Os Sports” a notícia. Após 25 anos de atividade Salazar Carreira ía abandonar o desporto de competição e ser homenageado pelo Sporting, a coletividade que sempre representou.

No mesmo periódico afirmava-se que, Carreira “foi caso único por ter praticado tantas modalidades e com tanto sucesso. Para além disso é um dirigente de iniciativa, um técnico conhecedor e um brilhante jornalista. Foi Presidente da Federação de Futebol, Conselheiro técnico da Associação de Lisboa de Râguebi, dirigiu a Associação de Lisboa de Atletismo, dirige atualmente a Federação Portuguesa de Atletismo e fez parte dos conselhos técnicos das duas entidades.

No Sporting foi diretor e presidente de comissões administrativas. Dirigiu as secções de Râguebi, Andebol e Atletismo, da qual é atualmente o orientador técnico. É um dos professores mais competentes da Escola Superior de Educação Física da Sociedade de Geografia, desde o primeiro ano da sua criação. Como praticante, ainda estudante, Salazar Carreira jogou Futebol em equipas escolares, fazendo parte da equipa da Faculdade de Medicina vencedora de campeonatos universitários.

Foi no Atletismo que conseguiu os maiores triunfos, Campeão e recordista de Lisboa e Portugal. Durante muitos anos teve os recordes nacionais dos 400, 400 barreiras e 4X400 metros. A sua atividade manifestou-se ainda na vara e nos lançamentos, pelo que é o atleta português mais completo de todos os tempos. Foi um dos introdutores do Râguebi em Portugal e foi 5 vezes Campeão de Lisboa pelo Sporting.

No Andebol foi um dos componentes da equipa do Sporting, uma das primeiras de Portugal, pela qual foi várias vezes Campeão de Lisboa, e ainda hoje joga na reserva. No Ténis conseguiu ser um jogador de relevo tanto em singulares como em pares (aqui com André Navarro). Foi também um bom jogador de Pólo Aquático, chegando a alinhar na 1ª categoria do Sporting. Num belíssimo gesto de gratidão a secção de Atletismo do Sporting vai promover a consagração do seu orientador, do homem que mais tem contribuido para o desenvolvimento do Atletismo leonino. Será no dia 5 de Maio, dia em que Salazar Careira festeja as suas bodas de prata atléticas.”

Será preciso dizer mais algumas coisa?

Post to Twitter

Deixe o seu comentário