Afonso Martins – Um poveiro com talento

Afonso Paulo Martins da Agra nasceu a 11 de Abril de 1973 na Póvoa de Varzim. Era ainda uma criança quando emigrou com os pais para França. Começou a jogar no Nancy onde se estreou na 1ª divisão gaulesa com apenas 18 anos. Poucos anos mais tarde chegou à Seleção portuguesa de Esperanças e daí a despertar o interesse dos principais clubes lusitanos foi um pequeno passo.

Chegou ao Sporting no Verão de 1995 assinando um contrato de longa duração pouco habitual para a época (7 anos). Estreou-se oficialmente (pela mão de Carlos Queiroz) a 23 de Agosto, no Porto, em partida a contar para a Supertaça (2-2). Marcou o 1º golo a 9 de Janeiro de 1996 numa vitória por 2-1 sobre o Boavista para a Taça de Portugal. Nessa 1ª temporada no clube logo se assumiu como um jogador importante realizando 30 jogos oficiais e marcando 4 golos – o mais marcante dos quais valeu a eliminação do Porto para a Taça de Portugal. No defeso que se seguiu foi um dos jogadores fundamentais da Seleção Nacional que alcançou o 4º lugar nos Jogos Olímpicos de Atlanta.

Na época seguinte voltou a ser uma “peça” de relevo no meio-campo sportinguista, mas em 1997/98 começaram a surgir os primeiros conflitos com os treinadores numa das piores temporadas do clube. Esses problemas adensaram-se em 1998/99 (fôra dispensado mas recusara sair e não admitiu um empréstimo), temporada da qual não chegou a fazer um único jogo oficial.

Em 2000, com Inácio, foi recuperado para a equipa após um largo período votado ao ostracismo em que andou a treinar à parte do restante plantel, mas no ano seguinte voltaram os problemas e jogou apenas uma vez. 2001/02 foi a sua última temporada no clube, tendo estado quase todo o tempo na equipa B. Acabou a sua ligação ao Sporting no final dessa época.

Totalizou 7 épocas de verde e branco (sendo utilizado oficialmente em 6 delas). Marcou presença em 95 jogos oficiais e marcou 8 golos, o último dos quais a 9 de Fevereiro de 2000 frente aos Dragões Sandinenses para a Taça de Portugal (3-0). O último jogo fê-lo a 17 de Novembro de 2001 perante o Vilanovense (3-1) para a Taça de Portugal. Ganhou, ao serviço do Sporting, 2 Campeonatos Nacionais, uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

Deixou no Sporting a imagem de um centrocampista (canhoto) de bons recursos, com uma relevante capacidade técnica e visão de jogo. Depois passou por Moreirense, Vitória de Guimarães e Lixa, onde terminou a carreira de futebolista.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.