1960 – Campeões Nacionais de Basquetebol pela 3ª vez, com vitória sobre o Benfica

16 de Abril de 1960. Nessa noite, um Sábado, disputou-se no Pavilhão dos Desportos, em Lisboa, um Sporting-Benfica que decidiu o Campeonato Nacional de Basquetebol. Ao triunfar por 45-40 o Sporting resolveu a questão do título, que arrebatou pela 3ª vez.

A grande assistência presente teve ocasião de vibrar com a exibição das duas equipas, tendo os leões encontrado uma oposição cerrada dos encarnados, o que acabou por valorizar ainda mais o seu título. A valia dos componentes da equipa do Sporting tornava-se indiscutível e o seu comportamento ao longo da prova foi brilhante. A turma leonina: Hermínio Barreto (6), Abílio Ascenso (19), Alberto Sousa (7), Armando Garranha (3), José Santos (10), Walter Layne e José Mário.

Ao intervalo a vantagem sportinguista era de 25-9 mas a reação dos atletas do Benfica no 2º tempo foi bem forte. A nota mais saliente deste jogo foram os últimos 10 minutos da 1ª parte do Sporting, absolutamente brilhantes, com uma prestação coletiva de alto quilate. Segundo o jornal “A Bola”: “Esta foi mais uma afirmação da vitalidade do Basquetebol em Portugal, recheado de riqueza atlética e emotiva (…) Abílio Ascenso foi o melhor homem em campo”.

O 2º lugar do Campeonato Nacional acabou por ir para a Académica, campeã da época anterior.

Na foto, Abilio Ascenso (10) e José Mário (14).

Post to Twitter

Deixe o seu comentário