1969 – Campeões Nacionais de Basquetebol numa competição intensa

17 de Abril de 1969. Neste dia o Sporting sagrou-se Campeão Nacional de Basquetebol pela 4ª vez (9 anos depois do último título) numa das melhores épocas de sempre para a modalidade no clube.

Em finais de Dezembro, no Campeonato Regional, os leões terminaram a prova só com vitórias – bem à frente do Benfica (2º classificado), que perdeu por 4 vezes.

No Campeonato Metropolitano o Sporting assegurou o título a 7 de Março – a 4 jornadas do fim, com uma vitória claríssima sobre o FC Porto por 86-46. A equipa presente nessa partida foi: Sousa (3), Monteiro (13), Sobreiro (10), José Mário (28), José Augusto (7), Guimarães (11), Encarnação (14) e Mesquita. O Sporting totalizou assim 15 vitórias nos 15 jogos disputados, a grande distância de todos os outros competidores – sendo a Académica o 2º classificado.

Faltava então disputar a fase final com os melhores adversários ultramarinos. O Sporting foi o vencedor indiscutível dum Campeonato esgotante em que, após vencer todos os rivais metropolitanos, levou igualmente a melhor sobre os ultramarinos. Na última jornada, a 17 de Abril, os leões bateram o Sporting de Luanda por 81-46. A equipa: Valente (11)  Sobreiro (12), Sousa (7), Encarnação, José Mário (14), Vicente (10), Monteiro (5), Guimarães (7), Ernesto (4), José Augusto (7) e Márinho (4).

Nesta fase final alinhou também o 2º classificado do Campeonato Metropolitano – a Académica, e os campeões de Angola (Sporting de Luanda) e de Moçambique (Desportivo de Lourenço Marques). O Sporting venceu 5 jogos e perdeu 1 (frente à Académica). Esta “poule” decisiva foi disputada em 7 dias, com apenas 1 de descanso – esgotante…

O Sporting acabou por ser sempre uma equipa muito regular e unida, que soube sempre explorar muito bem o contra-ataque, demonstrando uma clara superioridade sobre todos os adversários.

Post to Twitter

5 Comments

  1. Obrigado. Está substituída.

  2. Na foto encontra-se o jorge lenardo que não estava nessa equipa e falta o José Vicente que jogava na altura.Por isso a foto está incorreta.

  3. Muito obrigado pela sua participação. Podia ajudar-nos e ser mais claro? Porque não condiz?

  4. Acho que devem rever a foto pois a mesma não condiz com os campeões de 68/69, e o que está escrito.

  5. Grande equipa de basquetebol…habituei-me a ve-los jogar e com eles aprendi bastante…de realçar que o ” Grande ” Sobreiro era tamb´em um excelente jogador de andebol.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.