1941 – 15º Campeonato Regional de Futebol com 5-0 ao Benfica

14 de Dezembro de 1941. O Benfica-Sporting, no Campo Grande (novo estádio dos encarnados inaugurado havia pouco tempo), era a partida decisiva para atribuição do título lisboeta. Sob o comando de Jozef Szabo, o Sporting apresentou-se com: Azevedo; Rui de Araújo e Álvaro Cardoso; Gregório, Daniel e Manecas; Mourão, Soeiro, Peyroteo, Canário e João Cruz.

Segundo a imprensa da época assistiu-se a um belo espetáculo, sobretudo na 1ª parte, período no qual os leões se exibiram com inegável brilhantismo. O Sporting foi superior desde o início, e só no 1º quarto-de-hora do 2º tempo (numa altura em que já perdiam por 2-0) os benfiquistas esboçaram uma reação, mas Azevedo, com 3 excelentes intervenções, negou-lhes qualquer proveito.

Aos 17 minutos o Sporting abriu o marcador. Soeiro, da meia esquerda, lançou um remate violento e rasteiro, difícil de conter. Aos 33 surgiu o 2-0. Passes consecutivos de Daniel, Cruz, Canário e novamente Cruz, que rematou para defesa incompleta de Martins, surgindo Peyroteo, fulgurante, a fazer o golo.

O 3-0 apareceu aos 75 minutos. Gregório deu a bola a Soeiro, este desviou-a para a esquerda e João Cruz , desmarcado, rematou colocado. Peyroteo fez o 4-0 aos 81 minutos. Foi na sequência dum trabalho perfeito de Manecas, Mourão e Cruz, que lateralizou para o avançado-centro que rematou para o melhor sítio. O último golo da tarde foi de João Cruz, já 30 segundos depois da hora. O ponta avançou com a bola, isolou-se, fintou o guarda-redes e marcou.

Numa análise à partida, de realçar que o entendimento entre Cardoso e Manecas na asa esquerda leonina foi perfeito. O ataque, atuando com grande rapidez, com jogadas largas (às vezes de extremo para extremo) enleou a defesa encarnada, perturbando-a e batendo-a com certa facilidade.

O Sporting conquistou assim o seu 15º campeonato de Lisboa, batendo o seu grande rival, em “casa” deste, por 5-0. Uma vitória que deu brado!

Foto (arquivo): João Cruz, um dos melhores leões na goleada ao Benfica.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.