1925 – Futebol ganha o seu 5º título Regional

6 de Maio de 1925. A final do Campeonato de Lisboa em Futebol disputou-se no campo de Palhavã entre o Sporting (vencedor da 1ª divisão) e o Carcavelinhos (campeão do 2º escalão). O treinador leonino era Julius Lelovich. A equipa: Cipriano; Joaquim Ferreira e Jorge Vieira (cap); José Leandro, Filipe dos Santos e Henrique Portela; Torres Pereira, Jaime Gonçalves, Alfredo de Sousa, João Francisco e Emílio Ramos.

Segundo a imprensa da época, este foi um jogo extraordinariamente animado, muito rápido. Perante um Carcavelinhos buliçoso que se lançou para a frente desde o 1º minuto, o Sporting começou a partida em contra-ataque, mas Torres Pereira, desinspirado, perdia muito do jogo que lhe era dado. Cipriano, muito atento, fez algumas defesas importantes, enquanto os seus colegas da defensiva se mostravam competentes (contrabalançando o mau trabalho defensivo da linha média).

Jaime marcou 2 golos na 1ª parte, o 1º com um soberbo golpe de cabeça a um canto de Emílio Ramos, e o 2º num tiro colocadissimo ao canto direito, apesar de estar cercado por 4 adversários. Nesta 1ª parte o Sporting teve momentos absolutamente “mágicos”, com o trio defensivo imparável e os 2 interiores de ataque a constituirem um perigo constante.

Na 2ª parte o Carcavelinhos não conseguiu dar tanta réplica pois jogou duma forma mais individualista à procura de um golo. Jaime voltou a marcar a magnífico centro de Emílio Ramos (fazendo o 3-0 final). O jogo foi parecido com o da 1ª parte, mas com um domínio sportinguista ainda mais acentuado. Cipriano, Jorge, Joaquim Ferreira, João Francisco e Jaime foram os melhores jogadores da equipa leonina. No plano oposto estiveram Torres Pereira (algo negligente) e Alfredo de Sousa, desinspirado e apático.

Os leões conquistaram assim o seu 5º título regional, com 6 vitórias, 2 empates e uma derrota em 9 jogos. Jaime Gonçalves (foto de arquivo), com 11 golos, foi o melhor marcador sportinguista na competição.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário