Saber – Velocidade e raça no lado direito da defesa

Abdelilah Saber nasceu a 21 de Abril de 1974 em Casablanca – Marrocos. Começou por jogar no WAC da sua cidade onde se tornou internacional.

Chegou ao Sporting nos primeiros meses de 1997, estreando-se a 15 de Março (com Octávio Machado) nas Antas (triunfo por 2-1) em jogo para o Campeonato Nacional. Nessa 1ª temporada ainda fez 8 jogos, e no ano seguinte jogou pouco (Quim Berto, vindo do Vitória de Guimarães, foi o titular). Em 1998/99, com Mirko Jozic, o seu futebol transfigurou-se. A velocidade e a raça que emprestava ao corredor direito fizeram dele um futebolista com grande protagonismo na equipa (31 jogos).

1999/00 foi a sua última época de verde branco. Titular até Janeiro, perdeu o lugar para César Prates nessa altura. Ainda assim fizera um bom início de temporada, e, mesmo após a chegada do brasileiro, continuou a responder bem quando chamado. Foi importantíssimo, por exemplo, no jogo do título, em Vidal Pinheiro (4-0), com intervenções defensivas preciosas quando o resultado ainda estava incerto. Jogou pela última vez a 25 de Maio de 2000 na finalíssima da Taça de Portugal frente ao Porto (1-2).

Fez 75 jogos oficiais pelo Sporting (sem golos marcados) e ganhou 1 Campeonato Nacional.

O seu valor chamou a atenção do Nápoles, que conseguiu convencer o Sporting a “emprestá-lo” na temporada seguinte. No fim da época os italianos exerceram o direito de opção. Ficou 3 épocas na Sicília, rumando depois ao Torino onde terminou a carreira em 2004. Foi 39 vezes internacional A por Marrocos (1 golo).

Post to Twitter

Deixe o seu comentário