Vitória clara e demonstração de desportivismo no Porto

22 de Abril de 1945. Depois dum empate em casa (0-0), o Sporting foi ao Porto discutir a passagem aos quartos-de-final da Taça de Portugal, uma competição que os leões viriam a vencer após disputadíssimos jogos.

Joaquim Ferreira era o treinador sportinguista, tendo a equipa alinhado com: Azevedo; Álvaro Cardoso e Manecas; António Lourenço, Octávio Barrosa e Veríssimo; Jesus Correia, António Marques, Peyroteo, Albano e João Cruz.

Após o empate em Lisboa era natural o entusiasmo e a esperança do povo portista em relação à passagem da eliminatória. No entanto, o Sporting esteve irresistivel. Aos 6 minutos Peyroteo inaugurou o marcador, mas aos 31 Gomes da Costa empatou a contenda. Na 2ª parte os verde e brancos não deram qualquer hipótese, marcando aos 55 (Albano – foto de arquivo), 68 (Albano) e 75 minutos (Peyroteo). Aos 80 o jogador da “casa” Octaviano foi expulso, iniciando-se aí graves tumultos.

Após o triunfo claro por 4-1 os jogadores leoninos foram impedidos por uma multidão, no final da partida, de sairem do campo. O terreno dos portistas ainda foi interdito, mas depois a Federação Portuguesa de Futebol acabou por levantar o castigo. Em era de grande desportivismo escreveu-se no jornal “Sporting” que: “Nenhum ressentimento ficou no Sporting para com o FC Porto dos lamentáveis factos ocorridos no 2º jogo com aquele clube. Não teve o clube culpa alguma desses factos e não estava na sua mão evitá-los. Por isso o Sporting se regozija com a decisão tomada pela FPF e que vem facilitar ao FC Porto o problema das suas práticas desportivas, em especial o futebol. Isso porém não nos impede de recordarmos com mágoa a atitude de uma grande parte da população desportiva da cidade do Porto que, sem ter hostilizado a equipa do Sporting, a obrigou, no entanto, a permanecer por largo tempo no meio do campo por lhe terem vedado a saída numa atitude vexatória e imprópria de desportistas, como imprópria de desportistas foi a atitude dessa gente que os cercava. Atirados esses factos para o rol dos esquecidos, só desejamos que de futuro os desportistas portuenses saibam receber a equipa do Sporting como a do FC Porto costuma ser recebida no seu campo”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.