2010 – João Pina sagra-se Campeão Europeu de Judo

23 de Abril de 2010. O sportinguista João Pina sagrou-se Campeão da Europa de Judo na categoria de -73 kg, ao derrotar o russo Batradz Kaitmazov na final, em Viena. Este foi o seu melhor resultado de sempre – tinha como principal feito o 2º lugar no Europeu de juniores em 2000, no Chipre.

João Pina chegou à final depois de derrotar Zaza Kedelashvili, nas meias finais, por ippon. O georgiano foi campeão nos Europeus de Lisboa, em 2008, quando ainda competia no peso inferior (-66 kg). Para ali chegar, o português tinha ganho a “poule” B, ao sair vitorioso de 3 combates, o 2º dos quais frente ao então vice-campeão europeu, o holandês Dex Elmont. O judoca do Sporting começou por derrotar o checo Jaromir Jezek (waza-ari), depois venceu Elmont (waza-ari) e, finalmente, o polaco Krzystof Wilkomirski, pela pontuação máxima (ippon). Dex Elmont tinha a curiosidade de ter afastado o judoca português no único confronto na carreira de ambos, nos Europeus do ano anterior, em Tbilissi, na Geórgia.

À chegada ao aeroporto de Lisboa João Pina foi recebido com entusiasmo por muitos amigos e admiradores. O Sporting fez-se representar por Mário Patrício, diretor-geral das modalidades do clube. A Juventude Leonina também fez questão de receber com cânticos o judoca leonino.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.