1954 – Um caso de paixão

25 de Abril de 1954. Luís Costa era um menino da Guiné Bissau que vivia com a sua mãe naquela terra e que desde muito pequenino virou “leão”. Eram já tantos os anos em que ele ouvia que o Sporting era Campeão, que o Luís jurou a si mesmo que não haveria de morrer sem ver jogar o seu famoso Sporting. Um belo dia viu o “Alfredo da Silva” encostado ao cais de Bissau, soube que o barco ia arrancar para Lisboa e não pensou mais. Esgueirou-se lá para dentro e escondeu-se na casa das máquinas.

Como não podia deixar de ser foi descoberto, já em pleno alto mar, e levado à presença do comandante, que determinou entregá-lo às autoridades logo que chegassem a Lisboa. Entretanto, durante o resto da viagem, o simpático e obstinado Luís só granjeou simpatias, mas como lei é lei, foi mesmo entregue à polícia e detido nos calabouços do Governo Civil de Lisboa, precisamente no dia em que o Sporting jogava com o Oriental em Marvila para o Campeonato Nacional. Só que, por diligências de 3 sócios do clube que souberam da história, o negrito realizou o seu sonho e, antes de ser recambiado para a Guiné, viu o Sporting jogar e ganhar (conquistando o título nacional).

Ao jornal “Mundo Desportivo”, o pequeno Luís afirmou: “Vi jogar o Sporting, agora já me posso ir embora. Realizei o maior desejo da minha vida!” No fim do encontro, Mário Cunha Rosa e José de Sousa, da Comissão da Sede, levaram-no ao balneário e proporcionaram-lhe a alegria imensa de conviver com os jogadores. Como chovia, deram-lhe a possibilidade de tomar um duche, deram-lhe roupas novas, à noite levaram-no ao cinema e enquanto não teve barco para regressar à sua terra ofereceram-lhe todas as refeições no Restaurante do Sporting, alojamento do melhor e muitas outras prendas, algumas provenientes de alguns dos melhores jogadores do Sporting como Vasques e Carlos Gomes.

O miúdo cativava toda a gente com a sua simpatia, humildade e educação. Quando foi embora levou uma ajuda pecuniária para a mãe para além de muitas e boas recordações do Sporting, mas foi aconselhado a não se meter noutra, porque aí a lei já não perdoaria!…

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.