1940 – Os primeiros Campeões Nacionais de Hóquei em Patins

2 de Março de 1940. Neste dia o Sporting venceu o 1º Campeonato de Portugal de Hóquei em Patins. Uma semana antes disputou-se no rinque do Benfica a 1ª mão da final. Defrontaram-se o Infante de Sagres (campeão do Porto) e o Sporting (campeão de Lisboa). A equipa leonina foi formada por Gastão Silva; Álvaro Lopes, Álvaro Rato, Alberto Mendes (3) e Júlio Sanches (2). O suplente José Manuel Carreira também jogou.

Segundo o jornal “Os Sports”: “O Sporting não jogou bem mas venceu por 5-2. O jogo foi difícil para os leões. Os nortenhos estiveram à frente por 1-0 e 2-1. Álvaro Rato falhou 3 penaltis e Alberto Mendes 1. Ao intervalo verificava-se um empate a 2 golos, mas na 2ª parte, sobretudo devido à fogosidade de Mendes e à classe de Júlio Sanches, o Sporting obteve uma vitória importante que lhe dá uma boa vantagem para o jogo decisivo da 2ª mão”.

Para a final o Sporting deslocou-se ao Porto e num rinque improvisado no salão nobre do Palácio de Cristal voltou a bater o seu adversário, agora por 4-3. Os leões chegaram a estar a perder por 3-1, mas o talento de Júlio Sanches fez prevalecer a equipa verde e branca. O avançado leonino fez os 4 golos num dia memorável para ele e para o seu clube que se sagrava o 1º campeão de Portugal da modalidade.

Para além deste magnífico triunfo os leões já haviam ganho nesta época o seu 1º título regional (1-0 ao Benfica na final) e a Taça de Honra (2ª vitória) com 4 triunfos em 4 jogos frente a Benfica, Futebol Benfica, Ateneu e Paço d`Arcos.

Na foto (de cima para baixo e da esquerda para a direita): José Manuel Carreira, Álvaro Lopes e Álvaro Rato; Alberto Mendes, Gastão Silva (gr) e Júlio Sanches.

Post to Twitter

Comments (6)

 

  1. Vasco >Callixto says:

    O Carlos Mendes ainda mora na Amadora, na Rua 5 de Outubro? Conheci bem o seu pai e todos os outros companheiros de equipa. Num texto acima aparece citado José Manuel Correia, quando, concerteza, devia ser Jo´s Manuel Carreira. Antigamente morávamos todos na Amadora!!! Cumprimentos VC

  2. Vasco >Callixto says:

    O Carlos Mendes ainda mora na Amadora, na Rua 5 de Outubro? Conheci bem o seu pai e todos os outros companheiros de equipa. Num texto acima aparece citado José Manuel Correia, quando, concerteza, devia ser Jo´s Manuel Carreira. Antigamente morávamos todos na Amadora!!! Cumprimentos VC.

  3. sporting canal says:

    Ficamos também muito satisfeitos. Este é um dos objetivos do Sporting Canal – recordar pessoas que ficaram esquecidas com o tempo, mas que tiveram um papel importante na História do Sporting.

  4. Ana Paula Rato says:

    Foi com imensa alegria que encontrei e li este magnifico artigo que recorda homens que enalteceram o nome da Amadora e do Sporting Club de Portugal.

  5. sporting canal says:

    Muitos parabéns pelo seu pai:)

  6. Carlos Mendes says:

    Sou filho do Alberto Mendes e é com imenso prazer que encontrei este artigo na internet.
    Já é uma glória terem sido campeoes nacionais mas ficará para sempre na história do desporto, em Portugal, por ter sido no primeiro campeonato nacional.

Deixe o seu comentário