Jurado

João de Almeida Jurado nasceu a 18 de Maio de 1906 em Cacilhas – Almada. Chegou ao Sporting proveniente do União Almadense e depois de alguns jogos nas categorias inferiores subiu à de honra (1926-27).

Na época de estreia jogou pouquíssimo mas pouco a pouco o seu nome foi-se impondo. Marcou o 1º golo em partidas oficiais a 26 de Fevereiro de 1928 num Belenenses-Sporting (3-3) para o Regional. Nesta sua 2ª temporada na equipa principal começou a destacar-se como avançado-centro, avultando os 5 golos que marcou a 4 de Março de 1928, na 2ª maior goleada da História do futebol leonino (18-0 ao Torres Novas para o Campeonato de Portugal). Curiosamente, na temporada seguinte, foi uma aposta de Charles Bell para a defesa, e o mais utilizado na direita do setor recuado (de onde nunca mais saiu).

Entretanto, profissionalmente, era taxista, possuindo vários carros para serviço público. Em 1929/30 e 1930/31 fez apenas jogos particulares, mas a partir de 1931/32 reiniciou um percurso na equipa que chegou a ser brilhante.

Até 1940 (quando se mudou para o Ginásio do Sul – onde terminou a carreira 1 ano depois) foi um futebolista fundamental nas várias equipas leoninas que começaram a conquistar a hegemonia do futebol nacional.

Defesa de grandes qualidades, (considerado um dos melhores da sua geração), com excelente posicionamento e capacidade de marcação, chegou a internacional A (por 4 vezes), contando também com várias chamadas às equipas de Lisboa. Sempre foi considerado um atleta muito correto em todos os sentidos, respeitado por colegas e adversários.

Esteve um total de 14 épocas no Sporting (utilizado oficialmente em 12), ao serviço do qual realizou cerca de 200 jogos, marcou 10 golos e ganhou 3 Campeonatos de Portugal e 7 Regionais de Lisboa.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário