5-2 ao Porto no caminho para o título de 1948

16 de Maio de 1948. Sporting e Benfica discutiam palmo a palmo o Campeonato Nacional. Nessa tarde, em Alvalade, os verde e brancos recebiam (na penúltima jornada) o Porto (em luta pelo 3º lugar) numa partida em que era “obrigatório” ganhar. Comandados por Cândido de Oliveira os leões alinharam com: Azevedo; Álvaro Cardoso e Juvenal; Canário, Manecas e Veríssimo; Jesus Correia, Vasques, Peyroteo, Travassos e Albano.

O início da partida foi demolidor. Logo no 1º minuto Peyroteo abriu o ativo, mas 1 minuto depois Lourenço restabeleceu o empate. O Sporting logo voltou à carga, e Travassos fez o 2-1 aos 14 minutos. Pouco depois Albano (de penalty) fez o 3-1, mas Araújo não tardou a reduzir diferenças (25 minutos). À meia-hora Vasques apontou o 4-2.

Após uma 1ª parte deste calibre não foi de estranhar que o encontro perdesse intensidade no 2º tempo. Ainda assim, logo a abrir (46 minutos), Vasques (foto de arquivo) bisou, estabelecendo o 5-2 final. Aos 55 minutos o forasteiro Joaquim foi expulso, mas os portistas ainda tiveram forças para conquistar uma grande penalidade na qual Azevedo se conseguiu superiorizar ao remate de Araújo.

O final chegou com o triunfo do Sporting por 5-2 em mais uma partida em que os “cinco violinos” estiveram em grande plano. Já só faltava vencer em Vila Real de Santo António na última jornada para festejar o 8º título!

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.