A 1ª eliminatória ganha pelo futebol sportinguista

17 de Maio de 1907. A 1ª vez que o futebol do Sporting entrou em competição (ainda a nível particular) foi num torneio de 2ªs categorias, em Alcântara. O adversário que calhou em sorte foi o FC Cruz Negra. No 1º jogo os leões perderam por 5-1 e no 2º triunfaram por 3-1 pelo que houve que disputar uma 3ª partida (a eliminatória resolvia-se por pontos e não por golos).

Esse encontro de desempate realizou-se no campo do Cruz Negra (o de Alcântara dera lugar à Feira) nesse 17 de Maio, e o Sporting venceu por 2-0. O FC Cruz Negra, que perdeu nas “quatro linhas”, tentou ganhar na secretaria, apresentando um protesto baseado na argumentação de que: “a meio da 1ª parte, o Sporting fez uma avançada, com que um forward do mesmo clube puxou um shot. Tendo, porém, sido mal marcado, a bola elevou-se demasiado, tendo ido bater numas árvores que se curvam sobranceiras ao goal. Na queda, o forward do Sporting Clube de Portugal, sr. Vila Franca, meteu uma esplêndida cabeça, com que rematou ao goal” – muito curiosa esta argumentação e absolutamente caricata se vista à luz dos dias de hoje!

Ouvido em inquérito, o representante dos leões declarou: “1.º — o referee não apitou e, como tal, o jogo devia continuar; 2.º — em igualdade de circunstâncias, quando a bola bateu nas árvores do lado do campo, caindo, na volta, dentro do jogo, não era considerada fora”

Dos jogadores do Sporting destacaram-se Guilherme Shirley, Villa Franca e James Eagleson no ataque, para além de Fritz na defesa, e, sobretudo, Borges de Castro (um dos fundadores do clube – na foto de arquivo) no meio-campo, que teve uma atuação brilhante e de sacrifício, pois foi vítima de inúmeras faltas, algumas autênticas agressões, que lhe deixaram, mais uma vez, as pernas em estado deplorável. Na baliza, Leite esteve seguro.

Não há, nos jornais da época, registo do resultado do protesto. No entanto, tudo aponta para que fosse julgado improcedente, pois, de contrário, novo jogo haveria de disputar-se. Entretanto o torneio não prosseguiu, e não se sabe porquê… Na época seguinte começaram as competições… a sério.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.