2007 – 14ª Taça de Portugal de Futebol, com Liedson a resolver

27 de Maio de 2007. Numa tarde de tempo instável, o Estádio do Jamor encheu para assistir à festa do futebol português – a final da Taça de Portugal. Para chegar a esse patamar da competição o Sporting teve um percurso tranquilo eliminando sucessivamente, e sem grandes dificuldades, União da Madeira, Rio Ave, Pinhalnovense, Académica e Beira Mar.

Paulo Bento apresentou a seguinte equipa: Ricardo; Abel, Caneira, Anderson Polga e Rodrigo Tello (Tonel); Miguel Veloso; João Moutinho, Romagnoli (Custódio) e Nani; Liedson e Alecsandro (Yannick Djaló).

O Belenenses, equipa de Jorge Jesus, surgiu muito bem “arrumado” em campo (na semana anterior perdera em Alvalade para a última jornada do Campeonato por 4-0) procurando anular os mecanismos perfeitamente adquiridos da equipa do Sporting. Apesar disso, logo nos primeiros instantes, João Moutinho foi abalroado na área belenense mas Pedro Proença não quis assinalar a evidente grande penalidade. O Sporting começou, portanto, bem. A criatividade dos seus homens do meio campo (com destaque para Nani e Romagnoli) criava problemas aos azuis, mas o golo não surgia (ao contrário dos últimos jogos em que os leões marcaram sempre nos primeiros minutos). O Belenenses só saía para o ataque em raros fogachos, os leões eram indiscutivelmente superiores e Alecsandro falhou uma oportunidade soberana aos 35 minutos, optando por uma assistência para ninguém em vez de rematar…

No 2º tempo o Belenenses melhorou, conseguiu equilibrar mais as coisas, mas Costinha continuava a ser um dos homens do jogo defendendo tudo (Liedson, Nani e Romagnoli “provaram” a competência do guardião contrário), pois o Sporting continuava a ser a equipa mais perigosa. Tudo poderia, no entanto, ter mudado, quando Dady rematou de cabeça, Ricardo fez uma defesa extraordinária e a bola ainda embateu na trave…

Quando já se pensava no prolongamento Miguel Veloso desceu pela esquerda e cruzou rasteiro para Liedson se antecipar à defensiva contrária e fazer o golo aos 88 minutos. A “explosão” foi total, e o mesmo Liedson esteve perto de bisar, já nos descontos, mas atirou por cima após magnífico trabalho individual.

No final houve grande festa que começou e durou no Jamor até se estender, já noite dentro, em Alvalade, onde muitos milhares de pessoas viram a partida nos ecrãs gigantes do estádio. Depois de 3 anos sem ganhar nada o Sporting voltou às conquistas. De parabéns o técnico Paulo Bento, que construiu uma equipa muito consistente que poderia ter feito ainda mais numa temporada que terminou da melhor forma.

Liedson, o “levezinho” foi mais uma vez decisivo. No final afirmou: “Foi muito especial. Todos estamos felizes por erguer esta Taça que é um prémio pelo que fizemos durante todo o ano. A temporada não começou muito bem, até fui muito criticado por não marcar, mas aceitei bem as críticas construtivas e a confiança voltou. Demos a volta por cima e terminámos com um troféu. Foi com um golo meu, mas o mérito é de todos”.

Este foi a 14ª Taça de Portugal conquistada pelo Futebol do Sporting.

video

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.