Recorde europeu para Fernando Mamede

30 de Maio de 1981. No Meeting Internacional de Alvalade, em cavalgada solitária, sem lebres, em contra-relógio, Fernando Mamede bateu o recorde europeu dos 10.000 metros que pertencia ao inglês Bredan Foster (com 27m30,8s) desde 1978, perfazendo a distância em 27m.27.7s (a 2ª melhor marca mundial de todos os tempos, a 5,3 segundos do queniano Henry Rono).

O indefetível público leonino (cerca de 10.000 pessoas) foi uma preciosa ajuda, entrando em delírio quando se apercebeu do feito grandioso que estava para acontecer. Os últimos 250 metros foram inesquecíveis, com o público a vibrar e Mamede a “voar” numa prova que contou com grandes nomes como António Prieto e José João da Silva.

Carlos Lopes (que regressava após diversas lesões) ficou no 2º lugar, seguido pelo também sportinguista Rafael Marques. José João da Silva bateu o recorde do Brasil e Bernardo Manuel o de Angola numa prova, a todos os títulos, fantástica.

No final Moniz Pereira afirmou que numa prova mais disputada Mamede poderia bater o recorde do mundo. Uma profecia que se viria a confirmar poucos anos mais tarde.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário