Manuel Fradinho – Uma das figuras do período áureo do Bilhar leonino

Nasceu a 31 de Maio de 1957 em Granja – Mourão – Alentejo. A sua profissão era a de professor de Educação Visual e Tecnológica. Esteve 2 anos no Belenenses, 5 no Benfica e “uma vida” no Sporting (desde 1994).

Agora os principais feitos individuais e coletivos:

Em Janeiro de 1996 fez parte da equipa que venceu o Regional e em Fevereiro o Nacional. Em Junho ganhou a Taça de Portugal. Foi 36º na Taça do Mundo e contribuiu para o vice-Campeonato Europeu (numa prova em que venceu todos os jogos). no mês seguinte o Sporting venceu a Supertaça, no final duma época magnífica.

Em Dezembro de 1996 foi 3º no Campeonato Nacional Individual às 3 tabelas. Voltou a contribuir para as vitórias coletivas no Campeonato Nacional, Regional, Taça de Portugal e Supertaça.

Em Março de 1998 ganhou o Campeonato Nacional. No Nacional individual foi 2º. Ganhou também a Taça de Portugal (equipa) e a Taça de Portugal individual.

Em Fevereiro de 1999 contribuiu para mais um título coletivo no Nacional. No Nacional individual voltou a ser 2º, tal como no Torneio dos Masters.

Em Janeiro de 2000 contribuiu para a vitória na Supertaça. No Nacional individual foi 4º.

Em Maio de 2002 voltou a ser vice-Campeão Europeu a nível coletivo.

Em Março de 2003 conseguiu, finalmente, sagrar-se Campeão Nacional individual às 3 tabelas pelo Sporting (já o tinha sido por duas vezes no Benfica).

Em Fevereiro de 2004 foi 4º no Nacional individual e em Julho contribuiu para a conquista de mais um Campeonato Nacional para o Sporting.

Em Maio de 2005 fez parte da equipa que, mais uma vez (a 3ª…) se sagrou vice-campeã europeia. Na Taça de Portugal os leões voltaram a imperar.

Pelo Sporting ganhou, a nível coletivo, só para referir os títulos mais importantes, 5 Campeonatos Nacionais, 4 Taças de Portugal e 5 Supertaças.

Conquistou ainda, pela Seleção, uma medalha de bronze no Campeonato do Mundo. Foi também 13º lugar no Europeu individual.

Para ele, para se ser um bom jogador é necessário ter talento, depois uma boa capacidade de concentração, e, finalmente, uma grande dedicação. Constitui, sem dúvida, uma das grandes figuras da História do Bilhar do Sporting.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.