1975 – 2ª Taça de Portugal de Basquetebol, na Ajuda, frente ao Benfica

8 de Junho de 1975. Neste dia o Sporting venceu a Taça de Portugal  de Basquetebol, 20 anos depois do seu 1º triunfo na competição, ao derrotar em final emotiva o Benfica por 78-75.

Muita gente se deslocou ao pavilhão da Ajuda para assistir a esta final. O jogo foi espetacular pela emoção que o rodeou, o que não acontecia há muito tempo pois a superioridade benfiquista tinha sido flagrante nos últimos anos.

O Sporting comandou sempre o marcador, chegando a ter vantagens de 22-10 e 34-22. Ambas as equipas optaram por defesa individual mas não o fizeram da melhor forma, e na maioria das ocasiões os ataques superiorizaram-se, apesar de, no tocante às ações ofensivas, as situações serem quase sempre resolvidas no 1 para 1 dada a falta de verdeiros esquemas de ataque.

O Sporting venceu sobretudo pelo seu excelente início, numa equipa onde Tó Mané foi a principal figura – muito regular de princípio a fim do jogo. Albuquerque também fez uma excelente exibição. Ao intervalo o Sporting vencia por 38-36. A equipa: Albuquerque (29), Tó Mané (14), Rui Pinheiro (16), Sobreiro (15), Sousa (4) e Encarnação.

Na foto: Rui Pinheiro (uma das figuras da equipa) e Hermínio Barreto (treinador).

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.