1972 – Vencedores da 1ª Taça de Portugal de Andebol

11 de Junho de 1972. 1 mês depois da equipa de Andebol do Sporting se ter sagrado tetra-Campeã Nacional jogou-se a final da 1ª Taça de Portugal da modalidade. Em compita estiveram Sporting e FC Porto. Um público entusiasta encheu por completo o pavilhão da Marinha Grande.

O encontro foi sempre muito emotivo, com grande incerteza quanto ao vencedor final. Os portistas, aproveitando uma noite menos inspirada de Carlos Silva (que dava os “primeiros passos” e se tornaria mais tarde uma das principais figuras do Andebol do Sporting), conseguiram adiantar-se no marcador no 1º tempo, chegando ao intervalo com uma vantagem de 7-5.

Com a entrada de Anaia (foto) para a baliza do Sporting no início do 2º tempo, a confiança da equipa aumentou, vindo ao de cima a maior tarimba dos jogadores leoninos, que decidiram a partida nos últimos 5 minutos fazendo alarde de toda a sua categoria.

No final o Sporting venceu por 11-9 e os adeptos leoninos invadiram o terreno vitoriando os seus atletas. Mesquita recebeu a taça respetiva das mão do diretor da Federação Portuguesa de Andebol. A equipa: Carlos Silva (Anaia); Mesquita (1), Manuel Marques (2), Brito (2), Carlos Correia, Alfredo Pinheiro (1), Sacadura (1), Castanheira (2), Ramiro Pinheiro (1) e Adão (1).

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.