1991 – 1ª Taça de Portugal conquistada pelo Voleibol

16 de Junho de 1991. Depois de desperdiçar o título nacional de forma “inacreditável” (derrota por 3-2 com o Benfica depois de 2-0 e 14-8 no 3º set…), o Sporting venceu pela 1ª vez na sua História a Taça de Portugal. Na final bateu a Académica de Espinho por um concludente 3-0. Foi uma vitória inédita e muito festejada. Para chegar à final o Sporting eliminara o CDUL e ainda os poderosos Benfica, Leixões e Castelo da Maia.

O confronto decisivo disputou-se no pavilhão do Externato Marista, em Benfica, frente aos campeões da época anterior. O público foi numeroso apoiando a equipa do Sporting. Tendo bem presente a forma como falhou no jogo decisivo para o Campeonato Nacional, os verde e brancos jogaram sempre muito concentrados, defendendo e atacando com igual eficácia.

Nas ações ofensivas, com Florov, Reinaldo e Maurício, muito bem servidos por Gonçalo Mota Carmo e depois por Carlos Filipe, e com Gonçalves e Genev a acompanhá-los muito bem, o Sporting esteve demolidor e no bloco os seus “gigantes” conseguiram suster muitas vezes o ataque espinhense.

O Sporting triunfou por 3-0 com 15-6, 15-13 e 15-5. Alinharam: Carlos Filipe (cap), Teodor Genev, Reinaldo Fino, Tzevetan Florov, José Gonçalves, Maurício Cavalcanti, Gonçalo Mota Carmo, Pedro Botelho, Carlos Marques e Bernardo Marques, treinados pelo prof. Gueorgi Petrov.

A claque do Sporting foi o “7º jogador neste encontro”, tendo uma quota-parte importante da vitória. Para o treinador búlgaro, algo magoado pelas críticas que lhe foram feitas após a perda do Campeonato Nacional: “O Sporting fez uma boa época. Confirmámos que somos os melhores em Portugal. Esta equipa tem 3 jogadores de nível europeu: Florov, Genev e Carlos Filipe. Aqui em Portugal a culpa é sempre dos treinadores e nunca dos jogadores. Vamos ver o que vão fazer com outro treinador na próxima época”.

Diga-se que nas épocas seguintes o Voleibol do Sporting esteve em grande plano. Entretanto na mesma semana, o magnífico voleibolista Miguel Maia (para muitos, o melhor de sempre em Portugal) foi anunciado como novo reforço do Sporting.

Post to Twitter

1 Comment

  1. Passaram 20 anos, mas ainda hoje, tenho “pesadelos” com o jogo de Sábado á noite, na Nave… a derrota 2-3, ante o cacilhas… estive lá…
    …só queria rectificar uma nuance: ganhámos bem os 2 primeiros set´s…
    ..eles ganharam o 3º set, tb bem…
    …a tal cena de faltar 1 ponto para… o TÍTULO DE CAMPEÃO, aconteceu no 4º set…
    …tenho ideia disso.
    Abraço e SL.

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.