Inauguração da Academia Sporting

21 de Junho de 2002. Neste dia foi inaugurada a Academia Sporting, um complexo desportivo com 250.000 metros quadrados, o primeiro com esta envergadura e qualidade feito em Portugal e um dos mais modernos e melhor equipados da Europa, construído no meio duma mata de sobreiros (em Alcochete) em ambiente ideal para a prática desportiva.

Dispõe de 5 campos de futebol com relva natural de dimensões 110×70 metros, 1 campo de relva sintética com 90×70 metros e um recinto coberto equipado com piso sintético de 60×40 metros. O campo principal tem o apoio de bancadas com capacidade para 1.000 espectadores, parcialmente cobertas e balneários para visitante, visitado e equipas de arbitragem.

O Centro de Futebol do Sporting dispõe de 1 centro médico, 2 amplos ginásios dotados com a mais moderna aparelhagem, tanques de hidromassagem, banho turco e balneários.

As vastas dimensões do espaço onde foi construída a Academia Sporting permitem a utilização de, aproximadamente, 120.000 metros quadrados de matas como espaços de lazer e zonas de corrida.Um tanque de hidroterapia, também utilizado como piscina de lazer, e um campo polidesportivo ao ar livre completam o leque das infra-estruturas desportivas disponíveis.

A Academia Sporting possui ainda um edifício central com 11.000 metros quadrados de área coberta, com 91 quartos totalmente equipados e com varanda, 18 dos quais duplos e disponíveis para alugar. No edifício funcionam ainda 2 refeitórios, salas de estar equipadas com jogos, cozinha e rouparia.

O edifício central da Academia Sporting está dotado também de um moderno auditório com 70 lugares e capacidades multimédia.

O complexo desportivo do futebol do Sporting dispõe de sala de conferência de imprensa e sala de imprensa equipadas com as funcionalidades adequadas às exigências da moderna sociedade de informação. O espaço da Academia integra ainda áreas de estacionamento e garagem em condições para acolher autocarros.

Todo o complexo desportivo está completamente vedado e protegido por um sistema de videovigilância e deteção de intrusão e a entrada é feita através dum portão com televigilância e uma portaria em funcionamento permanente.

Este é o local de trabalho de todo o futebol leonino, ao serviço da preparação e dos estágios da equipa profissional e de todos os escalões de formação a partir dos 13 anos de idade.

Em 2007 o Sporting celebrou um contrato de publicidade com uma conhecida marca de artigos desportivos e “a menina dos olhos” dos sportinguistas passou a chamar-se Academia Sporting Puma.

Em 2010 a Academia Sporting foi a 1ª na Europa a receber o certificado de qualidade ISO9001:2008, atribuído pela EIC (Empresa Internacional de Certificação e Reconhecimento do Modelo de Excelência, da European Foundation for Quality Management), um feito histórico assinalado numa cerimónia a 19 de Janeiro desse ano.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário