José Alvalade

José Holtreman Roquette (Alvalade) nasceu a 10 de Outubro de 1885. Foi o grande mentor do Sporting e aquele que mais fez o clube “andar para a frente” nos seus primeiros anos de existência.

A sua influência junto do avô, Visconde de Alvalade, permitiu dotar o clube de instalações ímpares em Portugal. Por sua convicção o Sporting assumiu-se desde o início como uma coletividade de “boa sociedade e boas famílias” onde não faltava espaço para acontecimentos sociais de relevo para além da prática desportiva.

Foram suas as célebres palavras: “Queremos que o Sporting seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”.

Como desportista foi sempre vulgar, mas soube rodear-se de alguns dos melhores atletas do seu tempo que fizeram o clube alcançar triunfos importantes.

Foi vice-presidente da 1ª organização oficial do futebol português – a Liga Football Association, e no Sporting foi presidente (entre 1910 e 1912), vice-presidente e sócio número 1.

Em 1914 concretizou o sonho de edificar o melhor parque desportivo do país da altura, o Stadium de Lisboa, que não pertencendo ao Sporting (e inclusivamente provocando a demolição da tribuna do parque de jogos dos leões…) causou-lhe dissabores com a restante família leonina. Por isso, 2 anos depois, afastou-se do clube numa altura em que Mário Pistacchini, Júlio de Araújo e Carlos Basílio de Oliveira lideravam um processo de renovação do mesmo.

Morreu a 19 de Outubro de 1918 no Hospital do Rego com apenas 33 anos vítima da epidemia que ficou conhecida como a “pneumónica”. Como homenagem o Sporting decidiu batizar o seu estádio no Campo Grande com o nome de José Alvalade, e nos termos dos estatutos do clube, como reconhecimento do seu empenho no engrandecimento e na qualidade das instalações do mesmo, os campos de jogos da coletividade têm o seu nome.

No Diário de Notícias de 20 de Outubro de 1918, escrevia-se: “Foi José Alvalade um propagandista convicto do desporto, pois ele mesmo devera aos exercícios físicos uma considerável melhoria da sua saúde e resistência física. E tão patentes e manifestos foram os benefícios que recebeu do desporto, praticado, a princípio, na sua quinta do Lumiar na companhia de alguns amigos, que o seu desvelado avô, o sr. Visconde de Alvalade, o auxiliou na fundação do Sporting Club de Portugal e mais tarde no desenvolvimento do mesmo clube a um notável grau de aperfeiçoamento e modernização e, por fim, na construção do Stadium de Lisboa, imponente recinto em que, ainda por iniciativa de José Alvalade, se realizaram importantes corridas de bicicletas e motocicletas, brilhantes festas de atletismo, aeronáutica, automobilismo, etc. José Alvalade era um entusiasta do desporto e nas suas iniciativas foi muitíssimo além de tudo quanto se tinha feito até ao seu aparecimento no nosso meio.”

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.