1982 – 8º (e mais recente) título nacional de Basquetebol

14 de Março de 1982. Neste dia terminou o Campeonato Nacional de Basquetebol (com uma vitória do Sporting sobre o Benfica por 100-88) que os leões conquistaram pela 8ª vez. A época  até começou muito turbulenta. Os jogadores andaram numa “lufa-lufa” ajudando na angariação de fundos para que a equipa se mantivesse nos moldes tradicionais. Alguns dos melhores elementos, vendo que o tempo passava e que a situação não se resolvia, “mudaram de ares”. Ao fim e ao cabo tudo se normalizou e os leões arrancaram para uma temporada extraordinária.

Para esta época o técnico Adriano Baganha foi substituído pela dupla Mário Albuquerque e Tó Mané. A equipa assentava a sua força num coletivo muito forte. Na fase final do Campeonato, em compita com Barreirense, Benfica e FC Porto, que se classificaram por esta ordem, os leões averbaram 5 vitórias e apenas uma derrota.

O jogo decisivo frente ao Barreirense (a única equipa que tinha derrotado o Sporting) – na véspera, a 13 de Março, foi muito difícil e equilibrado. A turma do Barreiro, tal como o Sporting, usava o contra-ataque como principal arma, mas a união e a classe dos leões (com jogadores talentosíssimos como Israel – internacional brasileiro, Lisboa ou Rui Pinheiro) acabou por vir ao de cima, com um triunfo por 82-76. Depois foi uma grande festa!

Alinharam: Hélder, Cardoso (2), Carlos Lisboa (10), Baganha (16), Israel (16), Rui Pinheiro (22), Taborda (2) e Mike Carter (14).

Este foi o último Campeonato Nacional de Basquetebol ganho pelo Sporting até hoje.

Post to Twitter

Comments (4)

 

  1. sporting canal says:

    muito obrigado.

  2. Rui Pinheiro says:

    Só um pequeno ajuste ao vosso comentário: O treinador substituido foi o Adriano Baganha, irmão do Augusto Baganha que fazia parte da equipe. Um abraço

  3. jose carlos coelho says:

    Eu estava lá…o SCP ( meu clube de coração ) ganhou mas qualquer um dos outros também tinha valor para o fazer. As 4 equipas eram muito iguais. Eu e o meu mano estavamos no Barreirense.
    Grandes jogadores de basquetebol e todos adeptos do jogo-espectáculo.
    Que saudades.
    Um abraço para todos.

  4. JBT says:

    Como deixámos acabar com o Basquetebol no Sporting?
    Porque não voltar de novo?

Deixe o seu comentário