Robert Kelly – Estatisticamente, o melhor treinador de sempre do futebol leonino

Robert (“Bob”) Kelly nasceu a 16 de Novembro de 1893 em Inglaterra. Como futebolista foi internacional inglês por 14 vezes entre 1920 e 1928 apontando 8 golos. Em 1925 bateu o recorde o transferências no seu país ao mudar-se do Burnley para o Sunderland por 6.550 libras. Jogou ainda no Huddersfield Town e no Preston North End. Como treinador esteve no Carlisle United e no Stockport County.

Chegou ao Futebol leonino em Agosto de 1946. O Sporting não era campeão há 2 anos e pretendia inverter a situação. Formando equipa com Cândido de Oliveira (supervisor técnico – à direita na foto) e José Manuel Martins (ao centro na foto) realizou uma temporada fantástica em Alvalade ganhando o Campeonato Nacional (3º do clube – iniciando um período de 7 títulos em 8 anos) e o último Campeonato Regional de Lisboa (18º) em ambos os casos com grande superioridade sobre todos os adversários. Pode dizer-se que só não ganhou a Taça de Portugal porque ela não se disputou.

Lançou na ribalta Vasques e Travassos, ambos recém-chegados da CUF, que se viriam a tornar figuras lendárias do clube. Estes 2 atacantes juntaram-se na linha ofensiva sportinguista a Jesus Correia, Peyroteo e Albano, pelo que Kelly foi o 1º treinador dos famosos “cinco violinos”.

Dizem os números que foi o melhor treinador da História do Futebol leonino. Com ele os leões tiveram um saldo de aproveitamento de 87,5% (a melhor marca de sempre). Para além disso é o treinador com melhor média de golos marcados (4,44!), maior percentagem de vitórias (83,33%) e o 2º com menor percentagem de derrotas (8,33%).

Depois do Sporting treinou ainda em Portugal no FC Famalicão. Depois disso esteve na Suiça (St. Gallen) e Holanda (Heerenveen, Alkmaar 54) para regressar mais tarde à Grã-Bretanha.

Morreu a 22 de Setembro de 1969, em Inglaterra.

ROBERT KELLY como treinador do SPORTING
ÉPOCA J V E D GM GS % TÍTULOS
46/47 36 30 3 3 160 59 87,5% CN – CR

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.