Salazar Carreira brilhante nos Jogos Olímpicos Nacionais de 1914

Junho de 1914. Os atletas do Sporting voltaram a marcar presença significativa nos Jogos Olímpicos Nacionais – 5ª edição da grande festa do desporto português. De todos um se destacou – o brilhante Salazar Carreira, que triunfou nas provas de 100, 200, 400 e 800 metros.

No Crosse, Matias de Carvalho não deixou os seus créditos por “pernas alheias”. Coletivamente, os leões triunfaram na corrida de estafetas, no Crosse, na Maratona (com Matias de Carvalho em 4º, Arnaldo Magalhães em 6º e Armando Almeida em 8º), na Luta de Tração (5 edições dos jogos e 5 vitórias!) e no Futebol.

O sucesso dos atletas sportinguistas não era fruto do acaso. Já em Março, a comissão técnica dos desportos atléticos do clube, em reunião, resolveu que os treinos atléticos começassem imediatamente, marcando-os às terças, quintas e domingos, no campo do Lumiar, sendo instrutores “obsequiosos” Gabriel Ribeiro, Salazar Carreira e António Stromp. A mesma comissão resolveu também efetuar todos os domingos provas para apreciar do aproveitamento e progresso dos concorrentes. A resolução da comissão técnica do Sporting mostrava que no clube havia grande vontade de trabalhar a valer pela propaganda dos desportos atléticos, e a realização de provas semanais, feita com método, só poderia redundar em excelentes resultados pois mais ninguém trabalhava assim em Portugal.

Já em Junho, pouco antes da realização dos Jogos Olímpicos, o Sporting realizou uma definitiva prova de seleção, com um programa semelhante ao dos Jogos, e onde, como corolário de toda a época, seriam escolhidos, por direito próprio, fruto da sua prestação nesse dia, os atletas que representariam o clube no grande evento. Essa prova acabou por ser uma grande manifestação clubista, uma espécie de Jogos Olímpicos do Sporting. A direção do clube ofereceu aos vencedores objetos de arte como recordação do certame, que se realizou já no novo Stadium de Lisboa, por concessão de José Alvalade. Nesse dia os grandes vencedores leoninos foram: Salazar Carreira (100, 200 e 400 metros), Gabriel Ribeiro (110 metros barreiras), Matias de Carvalho (1.500 metros), José Neto (5.000 metros), Arnaldo Magalhães (10.000 metros), Celestino Pais Ramos (salto em altura com corrida, lançamento do peso e salto à vara), Fernando da Silva (salto em altura sem corrida) e Manuel Ribeiro (lançamento do disco). Todos estes atletas se tornaram, como que, campeões do Sporting.

Na foto, Salazar Carreira triunfando nos 200 metros dos Jogos Olímpicos Nacionais.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário