Derlei – O “Ninja”

Vanderlei Fernandes Silva (conhecido no “mundo do futebol” por Derlei) nasceu a 14 de Julho de 1975 em S. Bernardo do Campo – Brasil. Jogou em clubes como o América, Guarani e Madureira antes de chegar a Portugal, para a União de Leiria, em 1999.

Brilhou a grande altura na equipa da “cidade do Lis” e esteve pertíssimo de assinar pelo Sporting no mercado de Janeiro de 2001/02. Infelizmente não houve acordo de verbas, e poucos meses depois José Mourinho levou-o para o Porto (já o tinha treinado em Leiria). Na “cidade invicta” provou toda a sua classe e ganhou tudo a nível nacional e europeu, sempre com altíssimo rendimento, passando depois 2 anos no Dinamo de Moscovo.

No Verão de 2007 constituiu uma aposta (algo surpreendente) do Sporting após permanecer sem sucesso durante meia época no Benfica. A sua contratação gerou opiniões muito díspares entre os sportinguistas pois já contava 32 anos. Estreou-se oficialmente a 11 de Agosto (com o técnico Paulo Bento), em Leiria, numa vitória do Sporting frente ao Porto para a Supertaça (1-0). 6 dias depois, na 1ª jornada do Campeonato, marcou pela 1ª vez, num Sporting-Académica (4-1). A 16 de Abril de 2008 regressou à equipa após 8 meses lesionado, sendo pedra fulcral (pela forma como “empurrou” os companheiros após uma desvantagem de 2-0) num lendário Sporting-Benfica (5-3) para as meias-finais da Taça de Portugal. Acabou, obviamente, por jogar pouco nessa época, somando apenas 7 presenças e 2 golos.

Na temporada seguinte, em boas condições físicas, formou uma bela dupla de ataque com Liedson. Sempre muito voluntarioso percorria toda a frente de ataque fazendo uso da sua enorme disponibilidade, boa técnica e capacidade de remate. Esteve presente em 35 jogos e apontou 11 golos. Apesar da sua prestação muito satisfatória, o peso dos seus 34 anos fez com que os dirigentes leoninos optassem por não lhe satisfazer as exigências na renovação do contrato. Assim, a 24 de Maio de 2009 alinhou pela última vez pelos leões, na última jornada do Campeonato, e marcou por duas vezes numa vitória por 3-1 sobre o Nacional da Madeira.

Fez um total de 42 jogos oficiais pelo Sporting tendo marcado 13 golos. Ganhou uma Taça de Portugal e duas Supertaças.

No seu país ainda jogou no Vitória da Baía e Madureira, onde terminou uma carreira magnífica.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.