João Lourenço (temporada fantástica) ganhou CN fundo em Ciclismo

12 de Julho de 1942. O Campeonato Nacional de Fundo em Ciclismo disputou-se neste dia e consistiu numa prova de 200km entre Lisboa, Caldas da Rainha e regresso. Triunfou João Lourenço (6ª vitória do Sporting e 1ª deste magnífico ciclista).

Foi em Carriche que se desmanchou o pelotão para satisfação do juri a quem não agradava 14 homens na pista para a chegada… Eduardo Lopes e José Martins foram os primeiros a ceder. Francisco Inácio teve um furo na calçada de Carriche e saltou-lhe a corrente à entrada do Estádio. Outros pura e simplesmente não aguentaram o ritmo…

Na dianteira ficaram 4 ciclistas com Lourenço “à cabeça” e desde aí deixou de haver dúvidas. João Lourenço ganharia o seu 1º título nacional de fundo. Na pista o seu sprint foi vigoroso e os adversários não lhe resistiram… Alfredo Trindade (de novo no Sporting) foi 8º e Francisco Inácio 13º…

Aliás, os 2 títulos nacionais obtidos pelos ciclistas do Sporting tiveram só um nome – João Lourenço. No Nacional de Velocidade, a 28 de Junho, Lourenço bateu com grande categoria Eduardo Lopes (do Iluminante), nas duas mãos da final.

Para além destes 2 importantíssimos triunfos, João Lourenço foi campeão regional de velocidade e de fundo. Arrecadou ainda o 1º lugar nos 50km da União Velocipédica Portuguesa, no Circuito da Mealhada, no Circuito do Comércio em Palma de Maiorca e no Circuito de Malveira. Uma época em cheio!

Post to Twitter

3 Comments

  1. Caros amigos Manuel e Humberto,
    Sou sobrinho do Eduardo Lopes referenciado no artigo acima e elaborei recentemente um website em homenagem ao meu tio, já falecido. Gostaria imenso que ambos, caso estivessem de posse de fotos com o meu tio, mas pudessem enviar para o meu email: eduardocunhalopes@hotmail.com
    O pedido é igualmente extensivo ao Sporting Clube de Portugal, pois o meu tio (tal como eu e o meu pai, seu irmão), sempre foi um sportinguista de alma e coração, que também representou no último ano em que competiu, em 1947.
    Dessa vez ganhou o João Lourenço, mas o meu tio também lhe ganhou noutras competições (de 1937 a 1947). Os seus grandes rivais eram o João Lourenço, o Adelino Cunha, o José Albuquerque e o José Maria Nicolau. Lembro-me bem de ele os referenciar. Mas principalmente, o João Lourenço.
    A todos o meu obrigado e um Bom Ano Novo!
    Website: http://www.freewebs.com/eduardolopes/

  2. Caro amigo Manuel
    Efectivamente confirmo tudo o que relatou sobre João Lourenço ( Lorenzo). Sou filho de um grande amigo de João Lourenço, João Viegas também de Rabat Marrocos, que foi colega de João Lourenço no Sporting. O meu pai tem agora 90 anos e estou a tentar descobrir os passos ciclistas que ele deu nesta época muito complicada, com a segunda guerra mundial que prejudicou bastante o desporto de então.-João Lourenço fazia parte sempre das histórias ciclista que o meu pai me contava. Seria possível me fornecer copias deste jornais por mail ou outro meio?
    hviegas@sapo.pt

  3. Antes de tudo vou dar-me a conhecer.Nasci em Marrocos.Estou vivendo em Rabat.Nunca vivi em Portugal.Sou “Belenenses” por certas razoes e “Benfiquista ” de coraçao.Mas ,que isto fique bem claro, sou Português antes de tudo. E por isso vou tratar de dar uma ajudinha.

    Joao Lourenço começou a carreira ciclista em Marrocos onde Ele era conhecido como “Jean Lorenzo”.
    (Os Franceses gostam muito de tudo afrancesar.)
    Tenho extractos se jornais com artigos falando de Joao Lourenço(Jean Lorenzo).
    Se o Sporting esta interessado nao ha problema eu mando.Seria uma pena que esses documentos se perdessem.
    Um abraço lusitano.

    PS.Peço desculpa pelo meu Português.
    Il m’eût été plus facile d’écrire en Français.J’espère néanmoins m’être fait comprendre.

    .

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.