1982 – Campeões de Hóquei em Patins na prova mais renhida de sempre

18 de Julho de 1982. Nesse dia o Sporting sagrou-se campeão nacional de Hóquei em Patins pela 6ª vez. A prova, muito disputada, foi conquistada com uma vitória por 12-2 sobre o Valongo. Alinharam na partida decisiva: Ramalhete (Parreira); Vítor Rosado (1), Sobrinho (1), Chana (4), Trindade (4), Luís Nunes, Realista (2), José Rosado e Alexandre.

Sporting e Benfica terminaram a prova com 26 vitórias e 4 derrotas cada, só que os leões marcaram 195 e sofreram 73 golos contra 186-97 do Benfica (então tri-campeão nacional), o que fez a diferença.

Nesta partida decisiva a festa foi grande no pavilhão de Alvalade. Logo aos 6 minutos o Sporting fez o 1º golo e as comemorações começaram logo aí. O marcador foi-se alargando com facilidade, o público gritava “Festival” e o pavilhão parecia “vir abaixo” nos festejos de cada golo. Nos últimos momentos alguns espetadores começaram a trepar as redes. No final foi a invasão do recinto com os jogadores a refugiarem-se de imediato nas cabinas.

Muito contentes, e já “a salvo”, os hoquistas do Sporting abraçaram e felicitaram-se. Ramalhete, que regressara ao Sporting no início da época, afirmou: “Este foi um dos campeonatos mais difíceis que já disputei. A vitória foi obtida com muitos sacrifícios e julgo que nos assenta bem pois somos a melhor equipa portuguesa”. Chana, que marcou 4 golos na partida decisiva referiu: “Fomos a equipa mais regular do campeonato mais disputado de sempre”, opinião corroborada por João Sobrinho.

Memorável e talvez ainda mais decisiva foi a partida da penúltima jornada com o Belenenses no Restelo. O Sporting esteve a perder por 4-2, entrou nos últimos minutos a perder por 4-3, empatou a um minuto do fim, mas como só a vitória interessava Chana apontou o golo decisivo a escassos segundos do apito final.

Também na Europa os leões chegaram longe, à final da Taça das Taças. Mas aí foram batidos pelo FC Porto após uma derrota inesperadamente copiosa nas Antas por 13-4, de nada valendo o triunfo por 8-7 em Alvalade…

Post to Twitter

Deixe o seu comentário