Carlos Ferreira

Carlos Manuel da Silva Panta Ferreira nasceu a 2 de Agosto de 1966 em Moçambique. Logo começou a revelar grande tendência pela prática desportiva e ingressou na Ginástica.  Ainda muito jovem foi para o Minho, e depois de chegar a jogar Futebol como federado, apareceu o Andebol na sua vida, tendo começado no Fermentões, com 12 anos. Mais tarde passou pelo Francisco d`Holanda, ingressando depois no ABC onde viveu tempos de glória conquistando Campeonatos (4), Taças (4), Supertaças (3) e chegando inclusivamente à final da Liga dos Campeões Europeus.

Finalmente, e dizemos finalmente porque sempre assumiu o Sporting como clube do seu coração, chegou a Alvalade em 1994 para alinhar de “leão ao peito”. De verde e branco jogou 7 épocas, nas quais conseguiu conquistar 1 Campeonato Nacional (15 anos depois da última vitória), duas Taças de Portugal e uma Supertaça.

Dele disse um dia Manuel Brito: “Foi um atleta duma postura exemplar, que defendeu o Sporting com grande dignidade, bom colega, e com um perfil de liderança deveras invejável, sustentado por uma conduta como homem que servia de exemplo para todos os colegas”. Já Ricardo Andorinho, outra das grandes figuras da História do Andebol leonino referiu: “A minha opinião sobre o Carlos está longe de ser isenta pois partilhámos muito mais do que Andebol ao longo das nossas vidas. Creio que é unânime, à volta da comunidade andebolística, dizer que o Carlos é um líder. A competitividade individual e a sua capacidade de transmissão da mesma fez crescer não só grandes atletas mas seguramente melhores pessoas”.

A sua derradeira partida pelos leões aconteceu a 24 de Junho de 2001 na final da Taça de Portugal, frente ao Porto, em Tavira. Os leões triunfaram por 25-24 (conseguindo juntar a Taça ao Campeonato). No final ficou na retina a imagem do guarda-redes Carlos Ferreira, sentado, encostado a um dos postes da sua baliza e a chorar. Na próxima temporada ia-se mudar para os portistas pois a sua vida profissional estava enraizada no norte…

Apesar da despedida, Carlos nunca deixou de acompanhar o Sporting, chegando a expressar publicamente, e com veemência, a sua defesa das modalidades leoninas numa altura em que “futeboleiros fundamentalistas” falavam com leviandade da sua extinção generalizada.

No Porto foi tri-Campeão e no ABC conquistou mais um título, terminando a carreira em 2009 devido a uma lesão – ficou na equipa técnica dos bracarenses.

Jogou 24 anos ao mais alto nível, tendo contado 150 internacionalizações e inúmeros títulos conquistados. Foi um dos melhores guarda-redes de sempre do Andebol português e um grande capitão e verdadeiro líder na sua passagem pelo Sporting.

De realçar ainda que Carlos Ferreira foi o 3º jogador da História do Andebol português a sagrar-se Campeão por 3 clubes diferentes (ABC, Sporting e FC Porto). Antes dele só José Manuel Reinaldo (Benfica, Belenenses e Sporting) e Jorge Rodrigues (Belenenses, Sporting e ABC) o tinham conseguido.

vídeo de lance inesquecível de Carlos Ferreira

Nota: Obrigado a Hugo Malcato pela colaboração.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário