1960 – Atletismo acumulou triunfos

31 de Julho de 1960. Neste dia, o Atletismo feminino do Sporting alcançou o seu 5º título nacional. Maria Fernanda Costa foi a “estrela” duma “orquestra” muito bem afinada. Os títulos individuais:

100m – Maria Fernanda Costa

200m – Maria Fernanda Costa

4X100m – Lídia Faria, Francelina Ancleto, Maria Preciosa Costa e Maria Fernanda Costa – 54,5s (RN)

Comprimento – Maria Preciosa Costa

Disco – Lídia Faria

Duas semanas antes, as leoas tinham ganho o Regional, e aí Maria Fernanda Costa também esteve em foco ao bater o recorde nacional dos 200 metros com 27,8 segundos. Estes triunfos das sportinguistas foram parte importante duma das melhores temporadas da História do Atletismo leonino.

Como habitualmente as provas de Crosse iniciaram a época, e aí, logo os leões mostraram as suas “garras”. A 28 de Fevereiro, Joaquim Ferreira e o Sporting venceram o Regional, para duas semanas depois os mesmos protagonistas arrecadarem o triunfo no Nacional. Seguiu-se a Estafeta Guincho-Algés, que por alguns anos substituiu a Cascais-Lisboa. Na terceira edição da prova os sportinguista venceram pela terceira vez, correndo com Manuel Oliveira (um atleta que iniciava a sua carreira), Marques da Silva, Manuel Marques, Manuel Faria e Joaquim Ferreira. Em inícios de Junho, na Corunha, Joaquim Ferreira bateu o recorde nacional dos 3.000m obstáculos, com 9m04,0s.

Nos Nacionais de pista, os homens imitaram as senhoras, pois juntaram o título nacional ao Regional. Nos Nacionais (5º triunfo consecutivo, tal como nos Regionais, e 12º no total), os vencedores foram:

800m – Rogério Gonçalves

1.500m – Manuel Oliveira

3.000m obstáculos – Joaquim Ferreira

5.000m – Manuel Oliveira

10.000m – Álvaro Conde

Altura – Júlio Fernandes

Comprimento – Pedro de Almeida

Dardo – Manuel Mendes

Na tradicional Taça Dr. Fernando Amado os atletas sportinguistas também não deram hipóteses a ninguém, assim como na São Silvestre de Lisboa, onde Manuel Marques e o Sporting triunfaram individual e colectivamente. Um dos pontos altos da temporada “de sonho” foi a presença de Manuel Oliveira nos Jogos Olímpicos de Roma. O novo atleta do Sporting (tinha apenas 10 meses na modalidade) bateu o recorde nacional dos 5.000 metros com 14m15,6s e esteve muito perto de se qualificar para a final! De realçar ainda a medalha de bronze de Álvaro Conde na Maratona dos Jogos Ibero-Americanos em Santiago do Chile.

Na imagem, 3 das grandes figuras do Atletismo leonino na altura: Manuel Faria, Pedro de Almeida e Manuel de Oliveira.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.