1959 – Domínio total no Atletismo, com títulos nacionais coletivos em ambos os sexos

2 de Agosto de 1959. Esta foi uma época verdadeiramente notável para o Atletismo do Sporting, que somou os 4 títulos mais importantes – Regionais e Nacionais masculinos e femininos (isto para além de diversos outros triunfos).

Neste dia disputaram-se os Campeonatos Nacionais no Estádio do Restelo. A equipa masculina triunfou pela 4ª vez consecutiva (11ª no total), com 22 pontos de avanço sobre o Benfica. Valentim Baptista foi a grande figura da equipa ao alcançar 3 títulos. Os triunfos individuais:

400m – Valentim Baptista

4X400m – Luís Ludovice, Gonçalves, Campos e Valentim Baptista

400m barreiras – Luís Ludovice

800m – Valentim Baptista

3.000m obstáculos – Joaquim Ferreira

5.000m – Dias Santos

10.000m – Álvaro Conde

Comprimento – Abílio Ascenso

Disco – Manuel Mendes

Vara – Fernando Marques

Nos Campeonatos Femininos as leoas provaram que o título regional alcançado dias antes (após largos anos de supremacia do Belenenses) não fora por acaso e bateram o Salgueiros e as azuis, alcançando o seu 4º título nacional. Os triunfos:

80m barreiras – Maria Fernanda Costa

100m – Maria Fernanda Costa

200m – Maria Manuela Rodrigues

4X100m – Maria Fernanda Costa, Maria Manuela Rodrigues, Maria Preciosa Costa e Ludovina Costa

Comprimento – Ludovina Costa

Para além destes títulos nacionais, os leões, como já referimos, levaram também a melhor a nível regional, avultando o recorde nacional dos 800 metros por Valentim Baptista (com 1m53,5s) e a vitória no disco feminino para “uma tal” de Lídia Faria, que viria a dar que falar!

Numa modalidade que já coleccionava êxitos, será obviamente de destacar as vitórias de Manuel Faria no Crosse. O magnífico atleta do Sporting levou a melhor no Corta-Mato dos Dez, no Torneio de Corta-Mato por Equipas e depois no Nacional, manifestando uma superioridade a todos os títulos notável.

Na foto, Valentim Baptista, o homem mais em foco no Atletismo em pista nesta temporada.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário