Recuperação incrível e vitória no Torneio de Newcastle

9 de Agosto de 1992. Numa digressão de pré-temporada a Inglaterra o Sporting triunfou no Torneio de Newcastle. Com Bobby Robson a assumir as funções de novo treinador principal, Manuel Fernandes a adjunto e José Mourinho a tradutor, para além duma mão cheia de novas aquisições (entre as quais Stan Valckx, Capucho, Cherbakov – melhor marcador do Mundial de Juniores em 91, e Juskowiak – estrela dos Jogos Olímpicos de Barcelona 92) que muito prometiam, o Sporting partiu para a temporada 1992/93 com legítimas ambições.

O 1º torneio de Verão no qual a equipa participou foi o de Newcastle. Após bater a Real Sociedad (de Oceano – marcou 1 golo, e Carlos Xavier) por 3-2 (golos de Cadete, Yordanov e Carlos Jorge) na 1ª partida, o Sporting apurou-se para jogar a final com a turma local. A equipa: Ivkovic; Nelson (Marinho), Pedro Barny, Carlos Jorge e Paulo Torres; Peixe; Figo, Filipe e Balakov; Cadete (Leal) e Yordanov.

O jogo foi verdadeiramente apaixonante, e constituiu uma das maiores recuperações de sempre da equipa do Sporting. Aos 21 minutos o Newcastle fez 1-0 por Clark. Franz Carr e Peacock fizeram a marca subir para 3-0 até ao intervalo. Nesse 1º tempo viu-se uma equipa leonina a jogar de forma confrangedora, com os nervos à flor da pele e sem conseguir ligar uma jogada.

Como que por encanto, tudo mudou na 2ª parte. Com o golo de Balakov aos 62 minutos os leões começaram a acreditar que ainda poderiam fazer algo de significativo. Yordanov aos 67 e aos 71 minutos, Cadete aos 78 e Balakov aos 90, puseram o resultado num impensável 5-3 que deu a vitória ao Sporting na competição.

Muito desportista, o público local não regateou aplausos aos sportinguistas no final – algo mais que justificado perante uma equipa que fez uma 2ª parte “do outro mundo”, marcando 5 golos e criando oportunidades flagrantes para fazer outros tantos. A época prometia…

Na foto, a equipa posando com o troféu conquistado. De cima para baixo e da esquerda para a direita: Sérgio, Pedro Barny, Leal, Capucho, Cadete, Nelson, Carlos Jorge, Amaral e Ivkovic; Marinho, Balakov, Paulo Torres, Yordanov, Peixe, Figo e Filipe.

vídeo

Post to Twitter

Deixe o seu comentário