Os melhores no 1º Regional de Atletismo

12 de Agosto de 1922. Nesse dia terminaram os denominados primeiros Campeonatos Regionais do Sul de Desportos Atléticos, que decorreram durante uma semana. A equipa do Sporting foi a grande triunfadora da competição fazendo jus ao prestígio granjeado desde cerca de 10 anos antes por António Stromp e seus pares.

Assim, individualmente, os triunfadores do Sporting foram Salazar Carreira (400m, 400m barreiras – recorde nacional em 1,06m e pentatlo), Albano Martins (800m – recorde nacional em 2m08,6s, 1.500m e 5.000m), Rafael Pinto Barradas (lançamento do dardo), Alberto Figueiredo (lançamento do martelo) e Ápio de Almeida (salto em comprimento com corrida). A equipa de Luta de Tração com António Soares Junior, António Silva, António Soares, António Acácio da Silva, António Salazar Dinis, Alberto Figueiredo, Joaquim Oliveira Duarte e Raúl Xavier de Brito, também venceu, mantendo a aura das suas antecessoras.

Por equipas o Sporting totalizou 9 títulos contra 8 do CIF. Numa classificação por pontos, 3 para o primeiro, 2 para o segundo e 1 para o terceiro classificado, o Sporting triunfaria com 59 pontos, contra 40 do CIF. Segundo o jornal “Sport de Lisboa”: “Foi muito notado o facto de muitos concorrentes, até mesmo do Sporting, (um clube considerado como líder) terem corrido descalços”. Na opinião do mesmo periódico: “Era conveniente acostumar todos os concorrentes ao uso do calçado. O facto foi muito reparado por se tratar do Sporting, que deveria ter um certo escrúpulo na apresentação dos seus atletas. Devemos acentuar também a má impressão que deu o Sporting ao fazer-se representar, pelo menos numa prova, por criatura sem nenhumas condições de robustez física!”

Com o seu capital de prestígio (adquirido por muitas vitórias a este nível), a equipa do Sporting tinha mais responsabilidades que as outras, e ser o clube vencedor, só por si, já não chegava!

Na foto: Albano Martins, Oliveira e Sousa, Alberto Freitas e Salazar Carreira – 4 das principais figuras da equipa sportinguista.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.