Vitória no Torneio Internacional de Lisboa num derby magnífico

12 de Agosto de 1984. Nesse dia o Sporting conquistou o 3º Torneio Internacional de Lisboa, uma competição de pré-temporada que decorreu durante alguns anos, organizada por leões e águias. Com o novo treinador John Toshack, Alexandre Baptista a comandar a estrutura do Futebol e Pedro Gomes como técnico adjunto, os sportinguistas deram excelentes indicações acerca daquilo que deles se poderia esperar para a nova época.

No 1º jogo, o Sporting “mais português” dos últimos anos (na estreia de Sousa), derrotou o Atlético Madrid (treinado por Luis Aragonez e onde jogava Hugo Sanchez) por 2-0 com golos de Eldon e Manuel Fernandes. No jogo decisivo (frente ao Benfica – 3-1), disputado em Alvalade numa noite abafada de Verão alinharam: Katzirz; Morato (Carlos Xavier), Venâncio e Zezinho; Oceano (Lito), Virgílio, Jaime Pacheco, Sousa e Mário Jorge; Manuel Fernandes (cap) e Eldon (Litos).

Segundo o jornal “A Bola”: “Este foi um derby magnífico. O Sporting até entrou melhor, mas o Benfica foi o primeiro a marcar. Jogava-se há 20 minutos em Alvalade quando, na marcação dum livre descaído pela direita, Carlos Manuel lançou a bola para a área, onde Venâncio a tocou inadvertidamente para a sua própria baliza… A partir daí os encarnados conseguiram algum domínio e melhores jogadas de perigo, mas a 1 minuto do intervalo Jaime Pacheco empatou a contenda com um belo chapéu a Bento depois de este ter falhado um pontapé de alívio já fora da sua área.

Para a 2ª parte a equipa leonina, muito organizada, mostrou um futebol muito rápido, sobressaindo a frescura dos seus jogadores. Aos 71 minutos os leões ganharam vantagem. O golo foi muito parecido com o primeiro, pois de novo Bento saiu mal, mas agora foi Lito a marcar em chapéu. No último minuto os leões aumentaram a contagem, de novo por Lito, após um mau corte de Nunes, que tirou a bola a Litos para a colocar nos do marcador do golo”.

O Sporting conseguia assim ganhar o torneio após uma vitória indiscutível, tendo sido sem sombra de dúvida melhor equipa que o Benfica. De salientar a magnífica exibição do novo meio-campo leonino, que parecia prometer um Sporting muito forte para a nova temporada, e onde se estreara de forma positiva Oceano. Para John Toshack: “Este foi um bom jogo de início de época. O golo do Benfica foi demasiado consentido, nós demorámos um pouco a recompor-nos, mas depois estivemos bem”. Oceano estreou-se nesta partida. Sobre ele o técnico inglês referiu: “Nos primeiros 15 minutos esteve muito nervoso, o que é normalíssimo, mas depois esteve bem”.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário