E para sempre Travassos ficou o “Zé da Europa”

13 de Agosto de 1955. Nesse dia, Travassos foi o 1º futebolista português a alinhar por uma seleção europeia! A 4 de Agosto José Travassos estava de férias (preparava-se para ir a banhos à Costa da Caparica) quando recebeu um telegrama absolutamente inesperado – estava convocado para alinhar pela Seleção da Europa que defrontaria, em Belfast (no Windsor Park), a de Inglaterra! A partida serviu para comemorar os 75 anos da Federação Irlandesa de Futebol.

De início até julgou que fosse algém a gozar com ele, mas quando caiu em si a preocupação foi treinar-se com afinco para não deixar de fazer boa figura. Para Alvalade foi treinar-se sozinho, correndo na pista de atletismo, fazendo exercícios de ginástica e brincando com uma bola de borracha – que era o que tinha em casa. Continuaria exercitando-se na Costa, levantando-se de manhãzinha, todos os dias.

O grande dia chegou, e o selecionado europeu bateu por 4-1 os ingleses. Travassos (com o nº 10 nas costas) foi o principal obreiro de 2 dos golos e seria depois considerado o grande “motor” da equipa vencedora. Disse o craque leonino após a partida: “Na 2ª parte, o nosso domínio foi total. Ganhámos por 4-1, mas podíamos ter dado 10! Os senhores Kopa e Puskas, muito pessoalistas, pareciam querer evitar o desastre britânico. Confesso que cheguei a afinar. Se eu tivesse melhor preparação poderia ter feito um brilharete dos diabos, talvez ser considerado o melhor jogador em campo. Mas antes assim, joguei para a equipa, fui felicitado por todos, o Ocwrik até me deu um beijo!”

No final recebeu 25 libras e uma placa em prata comemorativa do grande desafio. À noite nem sequer quis sair do hotel: “Estava tanta gente à caça de autógrafos na rua que me acanhei – fiquei no bar a beber uma cervejinha.”

No regresso a Lisboa uma multidão esperava-o no aeroporto para o vitoriar. O máximo reconhecimento internacional por um jogador português estava consumado, com a curiosidade de ter acontecido numa altura em que o futebol português se debatia com imensas dificuldades de afirmação — basta olhar para os resultados da Seleção Nacional na década de 50 – a pior de sempre, para se perceber a extensão do atraso em relação ao futebol europeu.

Para sempre ficou o “Zé da Europa”.

Foto: A Seleção Europeia em formação antes do jogo se iniciar. Travassos é o 2º a contar da esquerda.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.