1954 – Voleibol conquistou, finalmente, o seu 1º Campeonato Nacional

15 de Agosto de 1954. Nessa noite terminou o Campeonato Nacional de Voleibol, sagrando-se o Sporting pela 1ª vez Campeão Nacional. A equipa leonina, em grande forma, saiu incontestável vencedora da competição sucedendo aos tradicionais campeões regionais e nacionais do Técnico (que até agora não tinha perdido nenhuma desta provas, acumulando 15 triunfos regionais e 7 nacionais! Desta vez foram segundos, e souberam aceitar desportivamente a superioridade dos leões).

Na partida decisiva o Sporting bateu por 3-0 o Leixões com os parciais de 15-1, 15-5 e 15-1. Alinharam: José Eduardo Campos, Budisin Gavra, Fernando Fezas Vital, Mário Moniz Pereira (cap), Yost Julko, Aníbal Rebelo, Domingos Santos Silva, Nuno Câmara Pereira e Nuno Xara Brasil.

No 1º set, 13 serviços diretos dos jugoslavos do Sporting (foragidos da Guerra) resolveram rapidamente a contenda. No 2º houve alguma reação dos matosinhenses mas o Sporting triunfou calmamente, com destaque para a boa série de remates vitoriosos de Fernando Fezas Vital. No 3º tudo ainda mais fácil, sobretudo devido aos violentíssimos serviços.

Diga-se que na semana anterior, na partida mais importante do Campeonato, o Sporting triunfara por 3-1 sobre o Técnico com 5-15, 15-8, 15-13 e 19-17. De destacar o facto, sublinhado pelo jornal “Mundo Desportivo”, de que “o desportivismo dos jogadores de Voleibol continuava a ser um dos grandes trunfos da modalidade!”. E assim, em ambiente de festa, o capitão Mário Moniz Pereira e os seus companheiros, festejaram até não poder mais!

Numa altura em que a Europa vivia ainda no período do pós-guerra, a integração dos jugoslavos Yost Julk e Budisin Gavra reforçou muito o conjunto. Ambos ficaram muito felizes com este sucesso. Yost afirmou: “É bom que ganhem diferentes equipas os campeonatos para nos dar a bela incerteza do desporto, que atrairá mais adeptos ao voleibol”. Já Budisin referiu: “A camaradagem dentro do Sporting  é excelente e se a equipa continuar a treinar como até aqui seremos sem dúvida os melhores de Portugal”.

Após a conquista deste 1º título para o Sporting, Moniz Pereira estava feliz: “Numa modalidade que se pratica há tantos anos é consoladora a compensação dos títulos (…) seria bom que mandassem cobrir o campo de Voleibol para se poder treinar como deve ser sem medo das intempéries”.

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.