O 1º jogo oficial no novo Estádio Alvalade

23 de Agosto de 2003. Esta foi a data do 1º jogo oficial disputado no novo Estádio José Alvalade. Disse respeito à 2ª jornada do Campeonato português. O treinador do Sporting era Fernando Santos, que escalou a seguinte equipa: Ricardo; Anderson Polga (Rodrigo Tello), Beto e Hugo; Luís Filipe, Custódio, Rochemback e Rui Jorge; Toñito (Clayton) e João Pinto; Lourenço (Miguel Garcia).

Foi o Belenenses (de Manuel José) a equipa que teve a honra de defrontar o Sporting na inauguração oficial no novo Estádio Alvalade. O jogo foi emotivo, com fases alargadas de bom futebol praticado por futebolistas claramente motivados pelo belo ambiente que os rodeava.

A equipa da casa começou muito bem a partida, jogando rápido, com movimentações constantes que desbarataram a defensiva belenense. Assim, foi sem surpresa que, aos 14 minutos, o brasileiro Fábio Rochemback fez o 1º golo oficial no novo estádio, de penalty. 14 minutos depois Toñito aumentou para 2-0 e tudo parecia muito bem encaminhado. Para surpresa geral, à passagem da meia-hora, o Belenenses fez um golo completamente fortuito – Sousa pretendia centrar e acabou por ver a bola entrar no ângulo contrário da baliza de Ricardo.

O intervalo chegou com um 2-1 pouco tranquilizador, e mais se agudizaram as preocupações com o 2-2 logo no 1º minuto do 2º tempo, por Leonardo. Pouco depois Rodrigo Tello entrou na equipa leonina, que deixou o 3-4-3 e passou a jogar num mais tradicional 4-3-3. O chileno estava inspirado, mas foi numa jogada de grande insistência e confusão que Lourenço apontou o 3-2 à passagem dos 57 minutos. Logo a seguir, aproveitando uma ótima abertura de Tello, Toñito isolou-se e fez com categoria o 4-2 que amenizou os corações dos sportinguistas que enchiam o novo estádio.

Até final o Sporting até poderia ter dilatado a diferença, numa partida agradável que não deixou ficar nada mal a efeméride que se assinalava. Para o presidente Dias da Cunha: “Foi um bom jogo de Campeonato. A equipa fez excelentes jogadas e mostrou futebol de grande qualidade numa evolução que se verifica de jogo para jogo. Não me assustei quando o Belenenses empatou pois sempre estive convencido que o Sporting ia ganhar.”

Post to Twitter

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.