1922 – Vencedores do 1º Campeonato de Portugal de Polo Aquático

26 de Agosto de 1922. Após se ter sagrado Campeão Regional de Polo Aquático, o Sporting foi disputar o título nacional (no 1º Campeonato de Portugal) com o campeão do norte. Em Viana do Castelo, o Sporting venceu o Clube Escola Náutica, do Porto, por 3-0.

Segundo o jornal “Sport Lisboa”: “Depois de diversas passagens, o Sporting rematou pela 1ª vez. Victorino (guarda-redes portuense) segurou a bola, que depois lhe resvalou das mãos e entrou. Houve aplausos de parte da assistência e surpresa total de outra parte, que achou o gesto inexplicável… Victorino deu então a bola ao árbitro dizendo-lhe que ela estava untada, mas o juiz não o atendeu. O CEN continuava a protestar a bola (que era do Sporting), e os leões acabariam por marcar o 2º golo (…) Os lisboetas jogavam esplendidamente. Pouco depois entrou a 3ª bola. Os jogadores do CEN foram entretanto desistindo, abandonando o jogo, um por um involuntário pinhão submarino e outro por uma unhada no braço!”

A partida terminou com 3-0, sagrando-se o Sporting Campeão de Portugal. Os jogadores utilizados nesta saga foram Oliveira Duarte (guarda-redes), António Soares e Mário Garcia (defesas); Francisco Leote (médio); Henrique Teles, Arnold Stoker, António Silva e Emile Renou (avançados).

De referir ainda que, nos desportos aquáticos, Guilherme Street Caupers (que era suplente no Polo Aquático) foi brilhantemente Campeão Regional e Nacional de Saltos para a Agua, enquanto que na Travessia do Tejo a nado, os leões conseguiram colocar vários nadadores nos 10 melhores, com destaque para Luís Carlos Reis em 5º e Francisco Leote em 6º lugar.

Na foto, a equipa campeã: Emile Renou, Henrique Teles, António Silva, António Soares, Arnold Stocker, Mário Garcia e Oliveira Duarte.

Post to Twitter

1 Comment

  1. Olá amigos.
    O Almanaque Esportivo de Santos, está procurando informações biográficas sobre Guilherme Street Caupers, cidadão português que radicou-se em Santos/SP na década de 1930 e implantou técnicas de salto ornamental no Clube de Regatas Saldanha da Gama, dando início a uma escola que formou grandes campeões brasileiros.
    Gilmar Domingos de Oliveira
    Jornalista
    tel. (13) 32737295 – 3238 6992

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Confirm that you are not a bot - select a man with raised hand:

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.