Reis Pinto

Henrique Manuel Ruivo Reis Pinto nasceu a 23 de Dezembro de 1925 na Figueira da Foz. Professor licenciado pelo Instituto Nacional de Educação Física, praticou vários desportos como Ginástica, Basquetebol, Voleibol, Futebol e Remo.

Ingressou no Sporting em 6 de Outubro de 1947 e passou a ser sócio em 1952, iniciando uma paixão que duraria 56 anos. Começou por ser componente da equipa principal de Voleibol. Anos mais tarde tornar-se-ia uma figura de referência no desporto português, sobretudo na Ginástica, cujo ensino revolucionou e à qual se manteve ligado anos a fio.

Esteve no departamento de Futebol, e como quadro técnico ganhou o Campeonato Nacional em 1962, a Taça de Portugal em 1963 e a Taça das Taças em 1964.

Para além disso desempenhou inúmeros cargos oficiais quer na Direção Geral dos Desportos quer na Câmara Municipal de Lisboa.

Em 1977 foi nomeado representante do Ministério da Educação junto do Comité Inter-Governamental da UNESCO em Paris. Também em representação do Ministério dos Negócios Estrangeiros esteve no Conselho da Europa em Estrasburgo em 1977.

No Sporting foi ainda vogal do conselho diretivo nas direções de José Roquette e Dias da Cunha, pedindo para ser substituído, nas eleições de 2002, para poder dedicar-se mais profundamente a toda a área desportiva da qual passou a ser responsável com o cargo de diretor desportivo.

Na Federação Portuguesa de Ginástica exerceu diversos cargos, estando a ele ligada a realização da Gymnestrada em Portugal em Julho de 2003.

Foi distinguido com o Leão de Ouro por decisão da Assembleia Geral realizada em 27 de Outubro de 1978. Mereceu ainda diversas condecorações a nível nacional e internacional, como a Medalha de mérito desportivo – Governo da nação, em 1982,  Comendador da Ordem do Infante – Presidência da Républica em 1982, Medalha “Reconhecimento” da União Europeia de Ginástica em 1993 e o Colar “Valor, Mérito e Bons Serviços” em 1995.

Morreu em 2005, com 79 anos, deixando eterna saudade na família sportinguista.

Post to Twitter

Deixe o seu comentário