O início dos contactos internacionais do Futebol leonino

27 de Agosto de 1910. Semanas antes o CIF fôra convidado para ir jogar a Huelva com o Recreativo local. Eduardo Luiz Pinto Basto, capitão-geral da coletividade, reconhecendo que o seu clube não estava em condições para defrontar os espanhóis, sugeriu-lhes o Sporting como a alternativa mais adequada. João Bentes, o capitão-geral dos leões, foi contactado nesse sentido. Aceitou (apesar da nega da sua direção), com a condição, no entanto, de levar alguns reforços de outros clubes para cobrir os pontos fracos do seu grupo.

Assim, após um número limitado de treinos, o Sporting foi para Huelva com Augusto de Freitas, António Couto, António Stromp, António Rosa Rodrigues, Francisco Stromp e João Bentes. Francisco Bellas (do Belenenses), Henrique Costa, Cosme Damião, António Costa e Luiz Vieira (do Benfica) constituiram os “reforços”. A viagem para Espanha foi feita em 2 coches por péssimas estradas e demorou 18 horas!

No início do jogo não faltaram os hinos nacionais perante o entusiasmo e simpatia de 8.000 pessoas (que pagaram 1 tostão em dinheiro português para ver o jogo), uma assistência que era em quase metade do sexo feminino! Acolhidos com entusiasmo pela população local após longuíssima e estafante viagem, e com requintes de atenção pela direção do Recreativo e vários desportistas locais, os portugueses fizeram-se ao jogo vencendo por 4-0, apesar da energia imensa e boa tática dos locais. Luiz Vieira, António Rosa Rodrigues e Francisco Stromp (por duas vezes) fizeram os golos, arrebatando a assistência.

O Sporting dominou inteiramente gerindo a vantagem que ia dilatando aos poucos. Os leões deixaram enorme cartel em Espanha. No final do prélio celebrou-se um animado banquete de homenagem aos portugueses. Os jogadores sportinguistas aproveitaram a ocasião para convidar os do Huelva a virem em data oportuna a Lisboa para a desforra. A viagem de regresso demorou 26 horas entre percursos realizados de comboio e de carro!

Houve quem dissesse, mesmo vários anos depois, que este foi o 1º jogo da Seleção Nacional de Futebol, o que, com rigor, não corresponde à verdade. A partida de Huelva poderá, realmente, ser considerada como o 1º contacto internacional dos jogadores do Sporting, isto apesar dos “reforços” de outros clubes, o que, aliás, era prática corrente na época.

Foto: A equipa que jogou em Huelva.

Post to Twitter

Comments (3)

 

  1. VictorJ says:

    Fontes contemporâneas (1910)

    Tiro e Sport º 453 de 30 de Setembro de 1910:

    http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Periodicos/TiroeSport/1910/N453/N453_item1/P14.html

    Existem também fontes do lado espanhol. Em ambas as fontes apenas se fala em grupo Portuguez e grupo Hespanhol. Não falam uma vez que seja em Benfica, Sporting, ou Sport União Belenense (os três clubes representados). Só “grupo Portuguez”.

    Cumprimentos

  2. sporting canal says:

    Nuno, aqui não há qualquer confusão. Este jogo de 27 de Agosto de 1910 foi o 1º no qual os jogadores do Sporting tiveram contacto internacional ao serviço do clube. Como conta o texto, o Sporting foi o clube que marcou presença em Espanha, mas o capitão João Bentes exigiu o reforço da equipa com elementos de outros clubes. Aliás, durante as décadas seguintes, foi normal as equipas deslocarem-se ao estrangeiro reforçadas por jogadores de outras equipas. Se foi ou não o 1º jogo internacional do Sporting, isso é algo discutível, e o texto não o afirma “ipsis verbis”. Agora, aquele que foi com toda a certeza o 1º jogo do Sporting (sem reforços de outras equipas) de âmbito internacional realizou-se a 24 de Janeiro de 1913 (em Lisboa) e foi frente ao Madrid FC (que viria a originar o Real Madrid) e o Sporting triunfou por 4-3 (está aqui no Sporting Canal). Não sei onde foste buscar esse jogo de Março de 1910 frente ao Huelva porque, estou plenamente convicto (e consultei as fontes da época – não me baseei em nada encontrado na net nem nada disso) ele nunca existiu…

  3. Penso que há aqui uma confusão. Este jogo de Agosto de 1910 não foi o primeiro jogo internacional do sporting, foi antes o primeiro jogo internacional de uma selecção portuguesa, quando um misto de jogadores das equipas de Lisboa, se deslocou a Espanha para jogar com o Huelva. João Bentes capitaneou essa equipa, que ganhou por 4-0, com dois golos de Francisco Stromp e outros dois de António Rosa Rodrigues. Jogaram ainda os Leões Augusto de Freitas, Francisco dos Santos, António Stromp e António Couto. O equipamento utilizado foi o do Sporting, por ser considerado o mais bonito.

    O primeiro jogo internacional do Sporting foi realmente frente aos espanhóis do Huelva, mas realizou-se antes, a 10 de Março de 1910 em Lisboa, e terminou com uma vitória nossa por 2-0.

    Encontram isso na Wiki Sporting na secção “A fundação e os primeiros passos” desta página:
    http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Hist%F3ria_e_Factos_Relevantes

Deixe o seu comentário