Sporting pioneiro na prática do Hóquei em Campo em Portugal

A 4 de Setembro de 1909 o Sporting Clube de Portugal anunciava no periódico “Diário de Notícias” uma nova modalidade no clube e em Portugal. O texto referia: “Fiel ao seu programa de propaganda da Educação Física pelos exercícios de ar livre, o Sporting resolveu introduzir no país este interessante desporto – Hóquei, um dos melhores jogos atléticos conhecidos, tendo já adquirido todo o material necessário”.

Os responsáveis leoninos afirmavam ainda: “O Hóquei exige mais agilidade, destreza e uma educação moral e desportiva superior, relativamente ao Futebol. Não é um jogo perigoso (como muitos dizem), podendo ser praticado pelos dois sexos”.

Os treinos começaram pouco tempo depois. Entre os sócios do Sporting houve um grande entusiasmo e não tardaram a existir muitos inscritos para a prática da modalidade. Para isso foi obrigatória a compra dum stick (“destinado a conduzir a bola”, informavam os dirigentes leoninos), que o clube forneceu a preço mais reduzido.

Post to Twitter

Comments (1)

 

  1. manuel says:

    É pena que sendo o clube pioneiro, tenha acabado com esta modalidade olimpica. Não só no Sporting como em outros clubes nacionais. Apesar dos tempos difíceis, seria bom ver o hoquei em campo…

Deixe o seu comentário